Programas - Cartão de Visita

Cartão de Visita - Record News: promotor Eduardo Ferreira Valério

1 de Outubro de 2012







Cartão de Visita - Record News: promotor Eduardo Ferreira Valério


Eduardo Ferreira Valério e Débora Santilli

Débora Santilli entrevistou no último "Cartão de Visita" o promotor de Justiça de direitos humanos e membro do Ministério Público há 26 anos, Eduardo Ferreira Valério. Atual coordenador adjunto do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do MP, Valério assessora o procurador geral de Justiça de São Paulo em relação à visão institucional da entidade.

Durante o programa, Valério falou sobre a atuação do Ministério Público como órgão fiscalizador e garantidor de justiça em temas de grande repercussão como preconceito, meio ambiente, patrimônio público e saúde. Sobre este último tema, fez elogios ao modo como o SUS é conduzido, mas criticou a postura do poder público em relação às organizações sociais que atuam na saúde pública.

"Chamo de segunda privatização a concessão pelo poder público, sobretudo Prefeituras e Estados, dos serviços públicos à organizações sociais que, na verdade, são entidades privadas que exploram hospitais, ambulatórios e clínicas. Ou seja, não é o próprio Estado ou a Prefeitura que presta o serviço público e, sim, organizações que nem sempre passam por licitações. Isso gera um custo alto aos contribuintes brasileiros", afirma.

Valério comentou outro tema polêmico: os direitos humanos no Brasil e a questão do preconceito. "Hoje, existem mecanismos para garantir direitos a presidiários, negros, mulheres e todos aqueles que sofram qualquer tipo de preconceito".



O Cartão de Visita é exibido aos sábados, às 23h55, na Record News, com reprise aos domingos, às 7h30.
Comentários
Assista ao vídeo