Colunistas - Rodolfo Bonventti

A primeira experiência da TVS em novela foi um original da grande Ivani Ribeiro

21 de Outubro de 2016

 

Em janeiro de 1977, a recém lançada TVS do empresário e apresentador Silvio Santos colocava no ar sua primeira investida em teledramaturgia, a novela “O Espantalho”, um original de Ivani Ribeiro e que estreou ao mesmo tempo na TVS do Rio de Janeiro e na TV Record de São Paulo.

O enredo da novela, dirigida por José Miziara e David Grimberg, mostrava a disputa entre um prefeito honesto e um dono de hotel interesseiro e autoritário que, em uma cidade litorânea, enfrentavam o problema da interdição das praias em função do alto índice de poluição das águas. 

Gravada no litoral sul do estado de São Paulo, mais precisamente em Suarão, perto de Itanhaém onde a TV Tupi já havia rodado “Mulheres de Areia”, da mesma Ivani Ribeiro, quatro anos antes, “O Espantalho” estreou no horário das 21h15, mas não conseguiu o resultado no Ibope que Silvio Santos esperava.

A novela estreou primeiro em São Paulo pela TV Record, em janeiro de 1977, e quatro meses depois no Rio de Janeiro pela TVS. No Rio ela também era exibida as 21h15, mas em ambas as praças, acabou mudando de horário em busca de maior audiência. Mas enquanto no estado carioca foi deslocada para as 19 horas, em São Paulo passou a ser exibida as 23 horas.

Muito bem filmada com a maioria das suas cenas em externas, “O Espantalho” reuniu um grande elenco e a emissora de Silvio Santos tirou muitos dos atores das concorrentes Globo e Tupi, reunindo nos principais papéis nomes como Jardel Filho, Nathália Timberg, Rolando Boldrin, Theresa Amayo, Hélio Souto, Esther Góes, Fábio Cardoso, Carlos Alberto Riccelli e Carmen Monegal.

A novela teve nos seus últimos capítulos uma boa dose de mistério, com a expectativa de se descobrir quem era o assassino que se vestia como um espantalho e havia matado o personagem de Jardel Filho, o interesseiro Rafael, dono do hotel da cidade balneária, que conquistara vários desafetos no decorrer da história.

O grande elenco ainda contava com Reny de Oliveira, Régis Monteiro, Wálter Stuart, Wanda Kosmo, Eduardo Tornaghi, João Signorelli, Léa Camargo, Percy Aires, Guilherme Correa, Riva Nimitz, Suzy Camacho, Roberto Maya, Newton Prado, Leonor Lambertini, Marta Volpiani, Geraldo Louzano, Arnaldo Weiss, Lídia Costa, Wálter Magalhães, Augusto Pompeo, Midori Tange, Roberto Murtinho, Ivanice Sena e André Loureiro.

Foto 1 - O cartaz de lançamento da novela "O Espantalho"de 1977

Foto 2 - O anúncio da novela exibida inicialmente apenas pela TV Record

Foto 3 - Nathalia Timberg defendia o principal papel feminino

Foto 4 - Eduardo Tornaghi e Carlos Alberto Riccelli estavam no elenco

Foto 5 - Theresa Amayo e Jardel Filho, duas brilhantes interpretações

Foto 6 - Hélio Souto e Rolando Boldrin em cena da novela da TV

Foto 7 - Carmen Monegal, Carlos Alberto Riccelli e Régis Monteiro na novela de 1977

Foto 8 - Fábio Cardoso vivia o prefeito honesto da cidade litorânea de "O Espantalho"
Comentários
Assista ao vídeo