Colunistas - Bem Estar e Saúde

Pisar de forma errada pode causar dores

20 de Outubro de 2016
 

Após um dia corrido suas pernas doem? Cuidado! Isso pode estar diretamente relacionado ao seu tipo de pisada. E não estão associadas somente aos praticantes da corrida, tarefas rotineiras também sofrem influencia com o caminhar errado.

“As pessoas não sabem, mas o ato de pisar de maneira errada pode levar a problemas mais graves, como alterações no quadril, nos joelhos ou na estrutura musculoesquelética de toda a parte inferior do corpo. Mas existem maneiras de analisar e corrigir a pisada”, explica o ortopedista Rodrigo Freitas, médico especialista em esportes.

De acordo com o médico, os principais tipos de pisadas são: a pronada (rotação excessiva para dentro forçando a porção medial do pé), a supinada (rotação insuficiente para dentro ou até rotação para fora forçando a porção lateral do pé) e a neutra (ligeira rotação para dentro – ação normal que promove distribuição equilibrada das forças pelo pé).

Em casa, uma das maneiras de identificar o seu tipo de pisada é observando a sola do calçado depois de bastante usado. O solado estará bem mais gasto no local onde o pé faz uma maior pressão ao pisar. Se você perceber essa diferença, é melhor procurar um especialista, pois esse pode ser um dos motivos que causam outras dores que acabam surgindo no dia a dia.

A escolha do calçado também é fundamental na hora de corrigir a pisada. “O principal é analisar o conforto que o tênis ou o sapato proporcionam aos pés. Você precisa analisar o sistema de amortecimento e estabilização que eles oferecem aos pés”, explica Dr. Rodrigo.

Por fim, o ortopedista afirma que, ao escolher o calçado que será utilizado, é importante buscar pelo controle de desvios e proteção dos pés, o que pode ser mais bem orientado com um profissional especializado, que dará as melhores dicas para corrigir as pisadas, quando necessário, além de explicar sobre o trabalho específico sobre as estruturas envolvidas nos movimentos dos pés, do quadril e de todo o membro inferior.

Comentários
Assista ao vídeo