Colunistas - Bem Estar e Saúde

5 alimentos que ajudam no combate ao câncer de mama

20 de Outubro de 2016
 

Nutricionista lista alimentos que ajudam no combate ao câncer de mama.

Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o intuito de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a doença. Além disso, o movimento proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e ainda contribui para a redução da mortalidade. 

Entre os principais assuntos desse tema, a alimentação se torna um dos requisitos básicos para uma vida mais saudável. Por isso, a conscientização sobre os alimentos que ajudam na luta e prevenção do câncer é de extrema importância. Para a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, uma alimentação equilibrada pode prevenir o surgimento do câncer e auxilia no combate à doença. 

Alimentação na prevenção ao câncer 

Segundo a especialista, Patrícia Cruz, uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais folhosos, crucíferas, leguminosas, associadas a um baixo consumo de gordura saturada previne o aparecimento de cânceres. “Esses alimentos diminuem a formação de radicais livres, que estão relacionados ao câncer. Dessa forma, uma alimentação saudável previne o surgimento de algumas neoplasias. Além disso, uma alimentação equilibrada é capaz de prevenir a obesidade, que também está relacionada alguns tipos de cânceres como: endométrio, fígado, estômago, vesícula, ovário, mama.” – reforça a nutricionista. 

Alerta 

Outro fator importante de ser lembrado é que alguns estudos sugerem que alimentos ricos em gordura, podem elevar o risco de câncer. Além disso, consumo excessivo de carne, embutidos, têm forte influência no padrão dietético e desenvolvimento de câncer.  

Alimentos no combate ao câncer de mama 

Segundo Patrícia Cruz, frutas, vegetais e grãos integrais parecem atuar na prevenção do câncer de mama e alguns alimentos apresentam função químiopreventiva como: 

  • Peixes: fontes de ômega 3, parece exercer efeito inibidor na proliferação celular; 

  • Frutas, vegetais, cereais integrais: as fibras presentes parecem reduzir o estrogênio biotivo no sangue; 

  • Abacaxi, laranja, limão: fontes de vitamina C, essas frutas devido sua capacidade antioxidante, tem ação anticarcinogênica (agentes que reduzem a freqüência ou a taxa de tumores espontâneos); 

  • Castanha do Pará: fonte de selênio que inibe a angiogênese (crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes), que ocasiona o desenvolvimento tumoral; 

  • Soja: as isoflavonas (compostos orgânicos naturais) exercem papel protetor no desenvolvimento de tumores mamários. 

Comentários
Assista ao vídeo