Colunistas - Bem Estar e Saúde

Ovários policísticos e carboidratos

20 de Outubro de 2016
 

 

Entenda mais sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos com os esclareciementos da Dr Lenina Matioli

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma alteração endócrina que tem como causa a resistência à insulina a nível ovariano. É uma síndrome com componente genético o que pode também ser desencadeada pelo aumento de peso.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, necessário para metabolizar os carboidratos ingeridos na  limentação. Se a paciente tem resistência à insulina, ou seja, suas células só absorvem o carboidrato que foi ingerido na presença de quantidades supra fisiológicas desse hormônios, os ovários também apresentam essa alteração e por consequência ocorre uma menor responsividade ao LH e FSH, hormônios que estimulam a produção do estrogênio ovariano.
Essa alteração de resposta, tem como consequência uma série de sintomas como irregularidades menstruais, cistos ovarianos ao exame de ultrassom, aumento de pelos, gordura na região abdominal, pele oleosa, acne, infertilidade etc. A presença de todos não é obrigatória, pois o quadro é variável de paciente para paciente.
Uma alimentação rica em farinhas e açúcares estimula o aumento supra fisiológico da insulina, o que piora o quadro, portanto, o tratamento da SOP passa inevitavelmente pelo controle alimentar, retirando esses alimentos da dieta. Uma alimentação rica em alimentos naturais, vegetais, frutas, carnes e gorduras boas é o ideal.
Medicações usadas para tratamento, devem ser avaliadas e indicadas caso a caso com o intuito de favorecer a sensibilidade à insulina; como a metformina, por exemplo. Os anticoncepcionais mascaram os sintomas, mas não tratam a síndrome, pois não agem efetivamente na sua causa base, que é a resistência à insulina. 
Não se pode esquecer outro fator que contribui muito com o tratamento: atividade física, pois esta sensibiliza as células ao carboidrato, diminuindo a resistência e a necessidade de insulina no metabolismo.
A Síndrome do Ovário Policístico é uma alteração complexa que reflete em vários aspectos da vida da mulher devido aos sintomas, porém o início o tratamento com medidas relativamente simples, com a busca de uma vida saudável, com dieta equilibrada e atividade física já impacta positivamente na saúde.
Dra Lenina Matioli
Comentários
Assista ao vídeo