Colunistas - Bem Estar e Saúde

Por que algumas pessoas realizam Bichectomia?

20 de Outubro de 2016
 

Alguns já ouviram falar, outros ainda se perguntam o que seria bichectomia?

O nome pode parecer estranho, mas a dentista cirurgiã Viviane Fellows vai explicar com detalhes, o que é e como funciona o procedimento.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que ficou conhecido entres as celebridades, que visam afinar o rosto, para fins estéticos ou de saúde. Hoje através das mídias sociais, muitas pessoas acabam querendo saber mais sobre o procedimento e desejam submeter-se a cirurgia. Boa parte deste público são mulheres (70%), que reclamam não estar satisfeitas com a anatomia do seu rosto. Muitas se consideram bochechudas e relatam sentir um certo constrangimento ao sorrir, referindo-se as bochechas que ficam mais em evidência.

A maioria dos pacientes que procuram pelo procedimento são pacientes magros que tem o rosto arredondado. A bichectomia consiste em um procedimento cirúrgico em que é realizado a remoção das bolas de “Bichat”, que é uma estrutura gordurosa localizada nas bochechas, que pode acabar tornando o formato da face mais redondo.

Antes do processo cirúrgico, o primeiro passo é realizar uma avaliação clínica criteriosa quanto a necessidade do paciente, se o mesmo realmente tem indicação médica para o procedimento e quais são as expectativas da pessoa quanto ao tratamento. O profissional analisa o perfil anatômico da face do paciente e realiza também uma sessão de fotos dele. Após isso, é solicitado uma bateria de exame pré-operatórios (glicemia, coagulograma e hemograma completo) e da avaliação cardiológica. Após a avaliação feita e o paciente apresentando realmente indicação, é marcada a cirurgia.

O procedimento é simples e rápido dura em média 40 minutos. A anestesia usada é local, e é a mesma usada para uma extração de um dente, por exemplo. Após o paciente ser anestesiado, realiza-se uma incisão em mucosa oral (dentro da boca), onde se remove a gordura de forma bilateral, respeitando a remoção da mesma quantidade de gordura entre ambas. Remoção feita, finaliza-se o procedimento com dois ou três pontos no local. A cirurgia não ocasiona cicatriz.

O pós-operatório da bichectomia é simples e feito com prescrição medicamentosa e uso de compressas de água fria, para evitar inchaço na região. Sobre as contraindicações, estão os pacientes com doenças sistêmicas: diabéticos, hipertensos não controlados e também gestantes, por se tratar de um procedimento estético. Vale lembrar que o procedimento está diretamente ligado a correções de problemas funcionais como hipertrofia do masseter ou pacientes que mordem as bochechas. Consequentemente ela acaba tendo um resultado estético, pois o procedimento dá uma acentuada no contorno do rosto.

 

Comentários
Assista ao vídeo