Colunistas - Bem Estar e Saúde

Caminhada ajuda a manter o ritmo de exercícios

17 de Outubro de 2016

Caminhada

Uma das mais antigas práticas humanas e também considerada essencial para a melhora do condicionamento do corpo, a caminhada, pode ser a principal atividade física para os foliões durante os dias de carnaval.

Fácil de praticar, o ato de caminhar não exige nenhuma habilidade específica, além de possibilitar para as pessoas a escolha de horários e locais que sejam condizentes às suas necessidades e segurança declara o professor e personal trainer Gabriel Mesquita, de Campinas/SP.

O profissional explica que esta atividade física é ideal para os dias de folia, período em que muitas pessoas geralmente deixam de frequentar as academias ou simplesmente procuram por municípios estância onde o acesso a equipamentos de ginástica ou musculação é mais escasso. “É importante destacar que a caminhada é ideal para o folião que eventualmente possa exagerar na comida ou bebida. Esta é uma maneira saudável de recuperar a disposição e não perder o ritmo dos treinos”, disse.

Gabriel revelou que a caminhada pode ainda manter o peso em equilíbrio e auxiliar no processo de emagrecimento. “Este talvez seja o mais famoso benefício da caminhada, mas que pode variar dependendo do nível de condicionamento do folião. Vale destacar que, mesmo após horas deste exercício físico, a pessoa pode continuar a emagrecer devido ao aumento na circulação e respiração. Uma atividade importante e fundamental para se praticar durante o carnaval”, completa.

Além de poder manter o peso em equilíbrio e auxiliar no processo de emagrecimento, o professor e personal trainer disse que a caminhada melhora a circulação – caminhar durante cerca de 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício – e protege contra derrames e infartos, pois, segundo Gabriel Mesquita, a atividade mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. “Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção”.

Para o folião disposto a caminhar no feriado prolongado de carnaval, pesquisas acadêmicas desenvolvidas em nível nacional afirmam que este exercício físico também aumenta a imunidade, protegendo o folião contra vírus e bactérias comuns do nosso cotidiano e, acima de tudo, afasta a depressão, pois o corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, que é o responsável pela sensação de alegria e relaxamento do corpo.

“Durante a atividade física é necessário tomar alguns cuidados básicos com o tipo de calçado a se utilizar e sempre manter a hidratação do corpo. Por isso, opte por água mineral e sucos naturais, evitando refrigerantes e bebidas alcoólicas. Evite locais ermos ou que possam representar perigos à vida, como acostamentos de estradas e rodovias. Na dúvida, procure sempre um profissional de Educação Física”, finalizou.

Comentários
Assista ao vídeo