Colunistas - Bem Estar e Saúde

Benefícios da Fisioterapia e as áreas de atuação

15 de Outubro de 2016

 

 

Saiba tudo sobre os beneficios da fisioterapia, com os esclaressimentos da especialista em
fisioterapia e fisioterapia respiratória 
Kyvia Kichter

A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes de problemas e doenças funcionais. Essa terapia é a mais democrática de todas, na maioria dos casos não é invasiva e pode contribuir em diversas áreas,  judando, tratando ou retardando problemas físicos-funcionais e mentais em múltiplas áreas. Ela pode ser utilizada a  partir de uma avaliação médica e por qualquer paciente independentemente da idade, desde que este tenha uma indicação.

Nos últimos anos, o tratamento fisioterápico ganhou um mercado novo com novas técnicas e modalidades com  novidades e um incrível avanço na ciência permitindo uma visibilidade no sucesso dos tratamentos, aumentando o

investimento no estudo, na ciência, na aparelhagem nos profissionais, podendo dar mais qualidade de vida para aqueles que necessitam da técnica com mais segurança e eficácia.

A Fisioterapia pode atuar diretamente em inúmeros problemas físicos- funcionais, mentais e até sociais, tendo em vista que quando se trata da recuperação de uma função física ou de uma parte do corpo, você tem mais estímulo, motivação e um desenvolvimento melhor de todo o organismo, diminuindo dores, tristeza ou, até mesmo, uma depressão.

A Fisioterapia atua diminuindo dores físicas, problemas musculares, articulares, posturais, lesões de joelho ou qualquer outra parte do corpo, mas não fica só por aí como normalmente é conhecida. Em diversos ramos da medicina ela contribui aliviando, restaurando e solucionando muitos problemas. O objetivo da técnica é aliviar, tratar e prevenir futuros problemas.

Além da famosa fisioterapia ortopédica, desportiva ou em traumatologia, que é onde mais se vê esse tratamento, também devemos ter o conhecimento que atua diretamente em problemas posturais e, nas áreas de cardiologia, pneumologia, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, dermatologia e estética, geriatria, pediatria, fisioterapia do trabalho (ergonomia), neurologia, oftalmologia, terapia intensiva, homecare, angiologia, entre outras.

A fisioterapia atua também em tratamentos para incontinência urinária, trabalha melhorando coordenação motora e equilíbrio, enfim, atua em funções digestivas, memória e outras funções do organismo. Ela também tem sido indicada para tratamento de obesidade, pacientes portadores de autismo, e queimados, pois ela trabalha integração com o meio, socialização, mobilidade física em geral, ajuda a diminuir as taxas de colesterol, de glicose, e a regularizar a pressão arterial, melhorando o condicionamento físico–funcional dos pacientes tendo em vista que esta terapia pode ser feita de diversas maneiras, por exemplo: em grupo, ao ar livre, com música, com diferentes tipos de materiais (bolas, pesos, faixas elásticas, aparelhos apropriados), e usando diferentes técnicas que podem variar de acordo com cada área, como no pilates, hidroterapia, alongamentos, caminhadas, yoga, exercícios isométricos e respiratórios, técnicas manuais, RPG, osteopatia, entre outras aparelhagens e técnicas. É importante lembrar que todo tratamento deve ser orientado porum profissional qualificado e com uma indicação médica.

Comentários
Assista ao vídeo