Colunistas - Bem Estar e Saúde

Bichectomia

11 de Outubro de 2016
 
Com um nome bem diferente e curioso, a bichectomia, procedimento cirúrgico que ficou popular entre as celebridades que querem deixar o rosto mais fininho, tem ganho cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público. Para esclarecer dúvidas sobre a novidade – que já foi adotada por famosas internacionais, como Angelina Jolie e Kim Kardashian, nós conversamos com a cirurgiã-plástica Carolina Paiva Rebouças.
 
Porque ela tem esse nome esquisito?
O nome BICHECTOMIA é derivado do nome atribuído à uma das inúmeras bolsas de gordura da face: a bola de Bichat. Também conhecida como corpo adiposo bucal, inicialmente acreditava-se que sua origem seria glandular, quando em 1802 Bichat descobriu sua origem adiposa (composta de células de gordura), atribuindo à ela o seu nome.
 
O que exatamente é a BICHECTOMIA?
É um procedimento cirúrgico que consiste na remoção desta bolsa de gordura, que se localiza entre as maçãs do rosto e a mandíbula, e pode conferir um aspecto arredondado à face de determinadas pessoas.
Eu tenho o rosto gordinho, posso fazer essa cirurgia?
Sim, mas não basta apenas isso. Esta cirurgia também é indicada para os pacientes que, apesar de estarem dentro do peso considerado ideal para a sua altura, ainda apresentam as bochechas “gordinhas”. São pacientes que costumam se queixar que desde criança, independente do peso, sempre tiveram esse volume na região das bochechas. Para esses pacientes o resultado costuma ser muito satisfatório pois há uma mudança no contorno do rosto, deixando-o mais fino e harmônico. Além deste fato, também existem outras causas que deixam o rosto mais largo ou com aparência de mais “gordinho”, como por exemplo a hipertrofia do músculo masseter, que pode ser resolvida com o uso da toxinas botulínica (Botox) e não com a Bichectomia. O seu cirurgião plástico saberá avaliar se esta cirurgia está indicada para o seu caso.
 
Como é feito o procedimento?
O procedimento pode ser feito sob anestesia local com sedação ou até mesmo anestesia geral, dependendo do caso. É um procedimento rápido (dura em torno de 40 minutos), feito através de um incisão pequena nas bochechas por dentro da boca (cerca de 1 a 3 cm de comprimento), e o paciente recebe alta no mesmo dia com orientações. Não há cicatriz aparente !
 
Qualquer profissional da área de saúde pode fazer essa cirurgia?
Não. Uma vez que estamos falando da face, que é um local nobre e a bola de Bichat se localiza próximo à estruturas importantes como nervos e ductos salivares, ela deve ser realizada por profissional capacitado e familiarizado com a anatomia da face.
 
A partir de qual idade posso fazer a cirurgia?
Em geral as cirurgias performances na face podem ser feitas após o crescimento completo de suas estruturas.l, o que se dá a partir dos 15 anos de idade. No entanto, a procura por elas costuma ocorrer de fato a partir dos 20 anos.
 
Qual a modificação que ocorre no rosto com essa cirurgia?
Ocorre o que costumamos chamar de “efeito blush”, no qual conseguimos ressaltar as maçãs do rosto e o contorno da mandíbula, deixando a face mais fina.
 
Quem procura essa cirurgia?
Tanto homens quanto mulheres. A procura dos homens têm aumentado cada vez mais, principalmente com o objetivo de ressaltar a mandíbula, e sendo muitas vezes associados à uma cirurgia de contorno da face, utilizando a lipoenxertia nas regiões do queixo e do ângulo da mandíbula principalmente, deixando o formato do rosto mais quadrado e os traços mais masculinos.
Outra indicação para esta cirurgia é a chamada bichectomia funcional, cirurgia indicada naqueles pacientes que apresentam um volume maior da bola de bichat e frequentemente acabam mordendo a face interna da bochecha, podendo provocar microlesões na mucosa com consequentemente proliferarão bacteriana, levando a mau hálito, aparecimento de aftas e até gengivites.
 
Comentários
Assista ao vídeo