Colunistas - Bem Estar e Saúde

Conheça a Andropausa

11 de Outubro de 2016
 

A Andropausa, também conhecida por Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), é a situação clínica de queda dos níveis de hormônios masculinos relacionada à maturidade, sendo a testosterona o principal hormônio envolvido. Apesar de ser conhecida há muito tempo, somente nos últimos anos sua real importância para saúde dos homens pode ser entendida.

É o equivalente masculino do pós-menopausa ou climatério, mas possui diferenças em relação às mulheres. Nos homens não há um início bem definido, a diminuição dos hormônios é gradual e começa a se tornar mais evidente por volta dos 50 anos de idade. O surgimento dos sintomas é extremamente variável e existe, inclusive, homens na casa dos 80 anos que não apresentam nenhuma manifestação de Andropausa!

E como suspeitar de que a Andropausa está chegando? Queixas como diminuição do desejo sexual, piora das ereções, da força muscular, cansaço excessivo, alterações de humor como depressão e ansiedade, diminuição de pelos pelo corpo e da frequência de barbear, ganho de peso, perda de memória, entre outros, levantam a suspeita de que os níveis de testosterona estão se reduzindo pelo envelhecimento, embora não seja a única causa e outras doenças também devam ser investigadas pelo médico.

De fato, a Andropausa, como vimos acima, pode diminuir em muito a qualidade de vida masculina, mas não somente isto, a queda dos níveis de testosterona favorece o surgimento e piora de doenças que podem colocar em risco a vida dos homens, como osteoporose e risco de fraturas, piora dos controles de pressão arterial, diabetes, colesterol e aumento na incidência de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Portanto, a investigação de Andropausa é essencial entre homens de meia-idade e idosos e cabe ao médico especialista confirmar esta suspeita através de dados clínicos e laboratoriais e tratar quando necessário. Entretanto, a reposição de testosterona não é generalizada nesta população, alguns pacientes possuem contraindicações ao seu uso, como portadores de câncer de próstata, de mama (raro, mas existente também entre os homens), apneia do sono grave, insuficiência cardíaca severa, entre outros. É necessário investigar a presença destas doenças antes de iniciar o tratamento.

Para finalizar, reposição hormonal de testosterona na Andropausa não é nenhum tipo de tratamento antienvelhecimento ou anti-aging como visto em algumas matérias sensacionalistas. O envelhecimento é um processo natural e inevitável de nosso organismo e o tratamento da Andropausa visa somente melhorar as condições de saúde desta faixa etária, sem a pretensão de querer ser uma fonte da juventude!

Dr. Paulo Gustavo Ribeiro
Médico Endocrinologista e Metabologista
 
Comentários
Assista ao vídeo