Colunistas - Bem Estar e Saúde

Osteoporose

11 de Outubro de 2016
 

O QUE É, COMO PREVENIR E DIAGNOSTICAR?

No dia 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate a Osteoporose. A enfermidade afeta atualmente cerca de 10 milhões de brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença, que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem facilmente.

Os principais tipos da doença são: osteoporose após-menopausa na mulher; osteoporose senil ou do idoso (atinge pessoas com mais de 70 anos); osteoporose secundária, quando há alguma doença principal, que pode ser doença nos rins, fígado, endócrinas (metabólicas), hematológicas (sanguíneas) ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides.

Pessoas com mais de 60 anos, mulheres pós-menopausa, histórico familiar, dieta pobre em cálcio (pouco consumo de leite e seus derivados), fumantes e consumidores de álcool, sedentarismo, tratamento prolongado com corticoides, são as principais causas da osteoporose.

A osteoporose pode ser prevenida e a prevenção engloba uma série de medidas, tais como: exercícios suaves, desde caminhadas até a realização de um programa de atividades estabelecido pelo médico ou fisioterapeuta, por exemplo: alongamento, exercícios para melhorar o equilíbrio e para o fortalecimento dos músculos. Também é necessário evitar quedas e seguir uma nutrição adequada: dieta rica em cálcio, consumindo leite e derivados, parar de fumar, evitar excesso de álcool, também não se deve abusar do café e da dieta com muito sal.

O diagnóstico da osteoporose é feito através de exames específicos. O mais adequado é a densitometria óssea, que permite avaliar o estágio da doença e serve como método de acompanhamento do tratamento. É um exame indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur. O valor < -2,5 DP atesta como positivo o resultado. Se você tiver tido uma fratura por qualquer queda, também pode ser por conta da enfermidade.

O tratamento da osteoporose consiste na suplementação com cálcio, vitamina d e no tratamento medicamentoso (deve ser indicado e prescrito pelo médico), que são bisfosfonatos: alendronato, risedronato, ibandronato, ácido zoledrônico, ranelato de estrôncio, raloxifeno, calcitonina e teriparatida (pth 1-34).

A prevenção das quedas é fundamental para evitar fraturas. Algumas atitudes e hábitos simples contribuem para esta prevenção: não deixe fios de telefone e televisão expostos ou outros objetos pelo chão; não deixe tapetes soltos; evite calçados de saltos e com solado liso; use sapatos confortáveis com solado antiderrapante; não encere o assoalho (pois isto torna o chão escorregadio); não ande em locais pouco iluminados e com o chão molhado; utilize corrimão dos dois lados; não coloque tapetes nas escadas; não guarde objetos em prateleiras altas; coloque banco de plástico dentro do boxe (para, sentado, lavar os pés e use ducha móvel); coloque barras de segurança no banheiro, e se possível tenha piso antiderrapante no local e na cozinha; coloque corrimões e barras de apoio próximo à cama, ao vaso sanitário e dentro do boxe do banheiro; quando acordar à noite espere alguns minutos antes de levantar para ir ao banheiro ou tomar água (principalmente se estiver usando remédio que provoque tontura); à noite tenha sempre uma lanterna no criado mudo; uma boa visão é fundamental para o bom equilíbrio, portanto, visite com frequência seu oftalmologista.

A dieta na osteoporose é muito importante. Existe um nutriente imprescindível na prevenção da osteoporose, que é o cálcio. Com o passar da idade, ocorre diminuição na absorção de cálcio e aumento de sua eliminação.

A ingestão inadequada pode resultar em redução da massa óssea, principalmente após os 50 anos, em ambos os sexos, progredindo mais rapidamente nas mulheres. Sendo assim, é importante uma adequada oferta de cálcio proveniente da alimentação desde a infância, quando ocorre a formação dos hábitos alimentares, até a fase adulta. A recomendação de cálcio é de 1.200 mg/dia para adultos e de 1.500mg/dia para mulheres no período pós-menopausa.

Segue abaixo uma tabela com os principais alimentos ricos em cálcio, bem como a quantidade deste mineral na porção recomendada:

 

ALIMENTOS                                                 QUANTIDADE                          CÁLCIO (mg)

Leite integral não suplementado                     1 copo (200mL)                                 228

Leite desnatado não suplementado                1 copo (200mL)                                 246

Leite de soja                                                1 copo (200mL)                                  80

Leite de cabra                                              1 copo (200ml)                                  380

Queijo minas fresco                                      1 fatia (m)-30g                                  205

Queijo prato                                                 1 fatia fina-15g                                  126

Queijo parmesão                                          1 colher sob.-10 mg                           114

Requeijão                                                     1 porção-20g                                    113

Iogurte                                                         1 pote (200mL)                                  240

Espinafre                                                       2 c. sopa-60g                                   47

Couve-manteiga                                            3 c. sopa-36g                                     73

Escarola                                                      3 c. sopa-36g                                      29

Agrião                                                         1 prato sob.-20g                                   24

Brócolis                                                        3 c. sopa-36g                                     37

Sardinha                                                       1 porção-30g                                      86

Ostras                                                          1 porção-240g                                    235

 

Comentários
Assista ao vídeo