Colunistas - Bem Estar e Saúde

Que cheiro é esse?

6 de Outubro de 2016

O olfato, entre os cinco sentidos sensoriais especiais (além da visão, paladar, audição e tato), talvez seja o último a ser lembrado, porém, ele é essencial para a vida do ser humano. Imagine um mundo sem cheiro, pense que é através dele que um recém-nascido reconhece sua mãe, que sem ele não será possível reconhecer alimentos estragados, que a comida está queimando no fogão ou pior, que algo está pegando fogo!

 

Ao longo da vida, todas as pessoas formam uma memória olfativa, ou seja, ao sentirem determinados odores, estes desencadeiam as mais diversas sensações e emoções, que remetem ao passado, às lembranças de pessoas e lugares, têm o poder de nos fazer sentirmos bem, confortáveis ou o contrario. “Não podemos nos esquecer dos feromônios, hormônios masculinos e femininos, detectados pelo olfato e que nos deixam atraídos, amigáveis, empáticos ou não por determinadas pessoas”, ressalta o Dr. Fabiano Haddad Brandão, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Segundo o médico, cerca de 70% da sensação dos sabores dos alimentos é dado pelo olfato. “É fácil perceber, basta observar se quando estiver resfriado, gripado ou com o nariz obstruído em geral, consegue saborear os alimentos normalmente? Posso afirmar que não.”

Mas por que isso acontece?

O Dr. Fabiano explica que existe um distúrbio muito comum e pouco conhecido pela população, a anosmia. A pessoa não sente cheiro de nada e tem o paladar comprometido, é uma disfunção e se não for tratada, pode evoluir.

A maioria das causas de disfunção do olfato são doenças localizadas nas cavidades nasais que, frequentemente, cursam com obstrução nasal e ter origem inflamatória, alérgica, infecciosa, alterações do septo nasal, traumática, degenerativa ou tumoral. O tabagismo também tem uma grande contribuição para este problema.

Quando a anosmia ocorrer por um resfriado, gripe, alergia, rinite ou sinusite, normalmente o problema passa rapidamente e podem ser utilizados descongestionantes, anti-histamínicos, antibióticos e diminuir a exposição às substâncias que causam alergias.

Existem várias indicações para tratar o problema como, por exemplo, quando a anosmia for pela obstrução da passagem nasal, o tratamento envolve cirurgia. Por isso, se os sintomas persistirem ou piorarem, o Dr. Fabiano alerta que é importante buscar ajuda de um otorrinolaringologista, uma vez que apenas o especialista conseguirá fazer o diagnóstico preciso da causa e indicar o tratamento mais adequado.

Comentários
Assista ao vídeo