Viver - Moda

Exposição resgata a moda das baronesas do café em Ribeirão Preto

5 de Outubro de 2016

O luxo e a elegância das baronesas do café serão resgatados por renomados estilistas de Ribeirão Preto e região, durante a exposição “A moda e seus infinitos cafezais”, realizada pelo IFA – Interior Fashion Arts, de 20 a 22 de outubro, no Centro de Eventos Taiwan.

 

As peças terão assinatura de profissionais como Salvatore Laureano, Tânia Rezende, Sílvia Medeiros, Cristina Thomazella, Marcela Yamasita e Nadia Gimenes. “Convidamos os estilistas e propomos o desafio de relembrar a moda da época de ouro e transportar o estilo das mulheres da alta sociedade para as tendências atuais.”, conta Juliana Rangel, uma das organizadoras do evento.

E os estilistas foram buscar inspiração em diferentes aspectos envolvendo os hábitos do período. De acordo com Salvatore Laureano, o look que assina para a exposição foi criado a partir do glamour das damas dos barões de café, mas pensando no conforto que a mulher atual demanda. “No início do século 19, as baronesas se inspiravam na corte portuguesa e francesa. Os vestidos eram mais fechados e pesados. Transformei esse modelo em algo leve, feliz e confortável, mais ligado aos dias de hoje”, ressalta.

A modernização das peças também foi o desafio da estilista Silvia Medeiros. Utilizando tecidos finos como tafetá índia e renda bicolor, com trabalhos em preto e prata, ela produziu suas peças mantendo traços da época, como um corpete mais estruturado e uma gola característica, mas com um toque moderno, voltado para trajes de festa. “A oportunidade de trabalhar a nossa criatividade com base no tema proposto foi uma experiência nova e muito interessante, pois na Farthingale nós produzimos somente peças sob medida, baseadas nos desejos de nossos clientes”, conta.

Na mostra, os visitantes poderão conferir os trabalhos em manequins, além de fotos produzidas por Lídia Muradás com descrição dos autores das peças e suas inspirações. “A moda e seus infinitos cafezais” conta com o patrocínio das empresas Móveis Carvalho e Café Utam.

Desfile e ação social

Além da exposição, as peças também serão apresentadas ao público no último dia do IFA, 22 de outubro, em um desfile. Esta será a única atração do evento que terá venda de ingressos. A arrecadação será totalmente destinada a instituições sociais.

IFA – Interior Fashion Arts

Com a proposta de fortalecer o setor no interior paulista, a primeira edição do IFA – Interior Fashion Arts, acontecerá no Centro de Eventos Taiwan envolvendo feira de negócios de marca própria, estilista e atacadista voltada para lojistas e público ligado ao setor, palestras de capacitação, exposição de artes e estilos e desfiles de grandes estilistas locais e nacionais.

Para mais informações e credenciamento para participar do evento, acesse www.interiorfashionarts.com.br. A entrada é gratuita. 

Comentários
Assista ao vídeo