Colunistas - Bem Estar e Saúde

Mitos e verdades sobre a Chikungunya

4 de Outubro de 2016

 

 

A reumatologista Selma Merenlender esclareceu alguns Mitos e verdades sobre a Chikungunya

Desde o verão de 2015, começaram a se observar casos de pacientes que apresentavam febre, nem sempre elevada, acompanhada de dor no corpo e vermelhão na pele, que assemelhava a Dengue, mas com os testes laboratoriais negativos para esta doença. No Nordeste do País, os casos foram se acumulando com tamanha rapidez, que as emergências ficaram superlotadas desta falsa dengue. Mas esta doença tinha uma característica diferente: sete a dez dias depois do início da febre, quando os pacientes já estavam melhores, eles apresentavam uma súbita recaída, usualmente da noite para o dia, em que eles acordavam com todas as articulações do corpo inchadas e terrivelmente doloridas.

Muitos pacientes ao acordar, percebiam que não conseguiam sequer se levantar da cama e precisavam de auxilio, inclusive para as necessidades fisiológicas, banho e alimentação. Isto a dengue não faz. Então, foram testados diversos pacientes para viroses até então atípicas e foram positivas para uma doença nunca anteriormente vista no Brasil: a Febre Chikungunya. Epidemia semelhante só havia ocorrido na Polinésia francesa em 2006, nas Ilhas Reunião, doença até então RARA, até que chegou ao Brasil e encontrou o Aedes aegypti e formaram o par perfeito.

A doença já se disseminou por toda as regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e na região Sudeste chegou com toda a força na cidade do Rio de Janeiro. Estimamos que o número de casos já confirmados seja maior que o total do resto do pais em conjunto. E a primavera já chegou com as suas chuvas e os ovos do mosquito que estavam em repouso irão estourar e os mosquitos vão se disseminar novamente. Para nos prepararmos melhor para a epidemia que está para chegar, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes de nossos pacientes.

1- A Chikungunya é uma dengue mais fraca?

Não, são vírus diferentes, embora pertençam a mesma família. São tão diferentes

como o gato é do leão.

2- Uma pessoa pode ter dengue, Chikungunya e zika ao mesmo tempo?

Sim, a coexistência dessas três doenças em uma mesma pessoa pode ocorrer, aumentando em muito o risco das complicações. Usualmente, um mesmo mosquito só carrega um vírus, mas uma mesma pessoa pode ser picada por diversos mosquitos diferentes.

3- A Chikungunya pode matar?

 Até o presente os casos de óbito em paciente com a doença só ocorreram em pessoas que tinham outras doenças graves, como problemas sérios respiratórios e cardíacos, diabetes descontrolado e em pacientes já debilitados por câncer e AIDS>

4- Porque a Chikungunya causa a inflamação nas juntas?

Ela causa não só a inflamação das juntas (artrites), como dos tendões (tendinites), e inchaço da pele das mãos e dos tornozelos e pés. Quando o organismo ataca o vírus, com uma celula chamada de macrófago, ele desencadeia uma inflamação pelo corpo todo, causando a febre, o vermelhão na pele e nestes locais acima, produzindo o que chamamos de Sinais Inflamatórios, com dor, calor no local, vermelhão e inchaço.

5- A Chikungunya pode deixar uma pessoa paralitica?

 Não. A Chikungunya não causa uma paralisia dos nervos. Na verdade a imobilidade que os pacientes sentem é por conta do inchaço generalizado e pela dor aguda e de fortíssima intensidade, que pode afetar todas as juntas do corpo, inclusive nas juntas da coluna vertebral. Com a evolução da doença, o inchaço vai diminuindo e a dor vai abrandando e o paciente recupera a mobilidade. A outra virose que também está circulando no pais, que causa uma real paralisia é a Zika, que tem muitos casos da Sindrome de Guillain Barre, a que levou a paralisia do cantor Ronny Von, já totalmente

recuperado.

6- A Chikungunya pode causar microcefalia?

Não, até o presente não foram relatados casos de microcefalia com Chikungunya, até

mesmo em mulheres grávidas que tiveram a doença.

7- A Chikungunya pode ser transmitida por sexo desprotegido?

Não, diferentemente da Zika, que já tem uma transmissão sexual comprovada.

8- A Chikungunya pode ser passada de uma pessoa para outra?

 Não, ela precisa de um vetor (mosquito) para passar de uma pessoa para outra, diferentemente do Vírus Ebola.

9- A Chikungunya pode durar quanto tempo?

 A fase aguda, pode durar até um mês, mas já temos casos de Chikungunya com mais de 18 meses de acompanhamento.

10- A Chikungunya pode causar artrite reumatoide?

De uma maneira indireta, sim. Sabemos que o vírus tem uma estrutura semelhante a um gene que quando ativado, pode levar a doenças de autominunidade, como Artrite reumatoide, Lúpus eritematoso, Psoríase e outras. Mas só naqueles pacientes que nasceram com este gene.

 

Comentários
Assista ao vídeo