Colunistas - Bem Estar e Saúde

Como fugir do pretinho básico nas reuniões de negócios?

3 de Outubro de 2016
 

Consultora de imagem e estilo e fundadora do Clube das Mulheres Bem Vestidas,
Fernanda Fuscaldo ensina como fugir do pretinho básico.

As cores são a primeira mensagem que passamos a quem nos vê, pois trazem mensagens e sensações associadas. Uma pessoa que só usa cores escuras, passa a imagem que é muito séria e quem adora cores fortes, estampas coloridas, passa que é muito alegre, certo? Em geral, as pessoas escolhem as peças que usam de forma intuitiva e não costumam pensar muito em que mensagem está associada.

Em escritórios, as cores neutras como preto e branco são ferramentas de trabalho do dia a dia do mundo corporativo. Estar bem vestida, adequada e dá sempre um “empurrãozinho” na carreira ou nos negócios.

Reunião Corporativa:

Reuniões internas geralmente acontecem para tomada de decisão. Algum assunto que já foi discutido por e-mail e precisa de uma definição para seguir. Nesse caso, você precisa saber expor seu ponto de vista e demonstrar auto segurança é fundamental.

Escolha uma peça vermelha, mesmo que um suéter nos ombros, passa vitalidade, alguém que tem opinião.

Reunião com a Diretoria:

Estar com os dirigentes da companhia, exige um pouco mais de formalidade. Para passar formalidade, sem necessariamente ter que vestir um terno, opte um visual com menos cores. Quanto mais colorida, mais informal é a roupa.

Uma ótima opção é o visual monocromático, transmite elegância ou a mistura de neutros, marrom com preto, nude com marrom, vinho com musgo, por exemplo.

Apresentação para clientes:

Apresentações a clientes são a hora de provar que você e seu produto têm conteúdo! Você precisa convencer seu cliente que está ali para resolver o problema dele e isso vale para todas as áreas. Neste caso, passar credibilidade é fundamental para que o cliente confie em suas perspectivas.

As cores azul, que passa credibilidade e verde, que passa estabilidade, são ótimas opções para ocasião. Para adicionar personalidade, misture verde com azul, cores análogas que juntas demonstram elegância.

Almoço de trabalho:

Almoços de negócios geralmente acontecem para estreitar o relacionamento com um cliente ou um potencial cliente “importante” para a companhia. Neste caso, é possível colocar um pouco mais de informalidade na roupa, para facilitar a aproximação.

Escolha cores complementares (opostas no círculo cromático*), que demonstram criatividade e informalidade. Para ficar discreto, como pede o dress code de trabalho, opte por intensidades mais fortes, mais escuras e com menos brilho. Alguns exemplos: marinho com amarelo, verde com laranja, onde as cores quentes como laranja, vermelho ou amarelo são mais amigáveis e acessíveis.

Sua aparência é uma ferramenta, use-a a seu favor. Mas lembre-se que ela sozinha não faz milagre, conteúdo é fundamental, ok?

 

 

Comentários
Assista ao vídeo