Colunistas - Bem Estar e Saúde

Emoção influencia treinos

3 de Outubro de 2016

Resultado de imagem para academia gif

O Verão está chegando e cada vez mais pessoas, inclusive inciantes na corrida, procuram as atividades físicas e dietas para emagrecer. Difícil é haver uma continuidade nos exercícios e na alimentação correta – mesmo antes do objetivo ter sido atingido, seja ele qual for. Para a psicóloga e especialista em transtornos alimentares, Luciana Kotaka, isso está relacionado com o pensamento das pessoas.

“Quando dou entrevistas falando sobre a obesidade infantil, costumo lembrar que grande parte dos pais não praticam nenhum tipo de esporte”, conta a psicóloga, autora do livro Comportamento Magro com Saúde e Prazer. “Assim, não tomamos as atividades físicas como importantes em nossas vidas e, logo, não nos sentimos incentivados a nos exercitar nunca”, explica.

Segundo Luciana, “essas pessoas só procuram cuidado com o corpo quando são alertados por um médico ou quando estão muito acima do peso.” Nesses casos, “não há a opção pelo prazer de se cuidar e sim a obrigação.” O problema é que nem sempre a pessoa gosta da atividade física no começo. “Elas se submetem aos exercícios, mas, depois de um tempo, desistem.”

O problema é parecido com a alimentação. “Se estamos acostumados a comer de forma incorreta, a transição para nos alimentarmos de maneira saudável levará um tempo”, garante a psicóloga. “O lado emocional é difícil de ser mudado para quem está acostumado com guloseimas como o açúcar, que nos faz sentir um prazer enorme ao consumir.” Muitas vezes, a adaptação é tão complicada que pessoas procuram alguns tipos de terapia.

Luciana lembra que cada um tem suas próprias características. “Umas pessoas são mais ativas, outras menos. A personalidade muda.” Ela toma como exemplo os distímicos – mais tristes e com menos energia. “Essas pessoas não se sentem tão estimuladas a praticar atividades físicas com tanta vontade como um indivíduo mais alegre.”

Porém, para quem quer perder uns quilinhos pensando no Verão, a atividade física pode ajudar de duas maneiras. “Quando praticamos algum esporte, endorfinas são liberadas, o que faz com que o humor melhore e aumente a sensação de bem estar.” Ou seja, “essa sentimento é suficiente para diminuirmos a vontade de comer.” Além disso, a própria prática da corrida – ou qualquer outro exercício aeróbico – ajuda a eliminar calorias.

Para quem não se sente incentivado, Luciana dá a dica: “Quando as pessoas começam a sentir os benefícios da atividade física, não querem colocar a perder o que conquistou.” Ela afirma que “isso serve de estímulo para que os indivíduos desenvolvam comportamentos magros.” É importante descobrir qual é o seu esporte para praticá-lo com vontade e, consequentemente, os resultados começam a aparecer.

Comentários
Assista ao vídeo