Colunistas - André Garcia

Ergonomia, Segurança Viária de Duas Rodas e Acidente de Trabalho in itinere

30 de Setembro de 2016
No punho direito acelerador e principal freio da moto. Punho esquerdo demais comandos. Mesmo com farta eletrônica. Punho da R1200GS é referência em ergonomia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas palestras que tenho ministrado em grandes empresas, tenho ouvido muita reclamação dos modelos de veículos de duas rodas que tiveram o botão da buzina invertido com a seta.

Em 2013, na edição 228 da Revista da Moto!, click aqui para ler, escrevi o artigo “Cadê a Buzina?”, onde faço uma crítica a alteração bisonha realizada pela maior fabricante de motos do Brasil, a Honda.

Infelizmente, a Yamaha seguiu o péssimo exemplo no modelo MT07 e a Harley Davidson com seus punhos onde não se acha nada (setas, lampejador de farol alto...), demandando um incrível esforço psicológico.

Acima punho da Kawasaki que considero hoje referência em ergonomia 

Abaixo Honda: péssimo, além de um acionamento de buzina esquisita

Mas pasmem!!!!

O assunto parece tolice, mas ergonomia é assunto e estudo cientifico, especialmente, na Segurança do Trabalho onde se estuda Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional.

Vamos simplificar e trazer para a realidade do motociclista ou motoqueiro, já que é o meio de transporte que cresce como meio de locomoção trabalho-residência-trabalho.

Ergonomia é um termo de origem grego, “ergo” significa trabalho e “nomos” que significa leis ou normas.

Portanto, Ergonomia é uma disciplina relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos ou sistemas, e a aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.

Do ponto de vista da Segurança do Trabalho consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

Putz!!! E o que isso tem a ver com moto??

Tudo! Motocicleta é uma máquina.

Notem que praticamente em todos os textos de avaliação de produto/motocicleta que faço, menciono a tal pilotagem intuitiva (ergonomia cognitiva), que consiste em você pilotar podendo focar o trânsito sem a necessidade de desviar o olhar para encontrar, por exemplo, o maldito botão da buzina em caso de extrema necessidade.

Na avaliação da Harley Davidson fiquei perdido. A marca é lenda. Mas a ergonomia é péssima. Sua concorrente direta Indian oferece pilotagem intuitiva 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagine a inversão do pedal do acelerador do automóvel? Ou ao invés de acionar a seta na vareta da direita, muda para esquerda? E se a buzina saísse do centro do volante??

Ergonomia cognitiva é um processo mental, é a percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, aqui no caso a máquina, a motocicleta. Tudo é relevante ou deveria ser quando um fabricante do nada inventa um padrão que coloca em risco o condutor.

Em sentido horário: Kawasaki Z300, BMW C600 Sport, Ducati Hyperstrada (punhos direito e esquerdo), Kawasaki Z300 e Triumph Tiger 800XRx, todas no padrão 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há mais de 30 anos a buzina sempre ficou no punho esquerdo, sendo o primeiro botão de baixo para cima. Se tornou padrão e praticamente todas as marcas de motocicleta seguem tal padronização.

O estudo da ergonomia cognitiva inclui o estudo da carga mental de trabalho (interprete: pilotar a moto), tomada de decisão (buzinar, dar seta, iniciar a frenagem), desempenho especializado, interação homem máquina, estresse e treinamento conforme se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas, entenda o homem montado na moto em pleno trânsito administrando risco.

Acionar o botão do pisca alerta é um problema na Triumph: necessário deslocar o corpo e tirar os olhos da via

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje as marcas que respeitam a padronização, propiciando uma pilotagem onde não é necessário tirar os olhos da via para buzinar, dar seta e acionar a pisca alerta são: Dafra, Suzuki, KTM, Ducati, BMW (exceção ao modelo G650GS, saindo de linha, que é invertido e tem pisca de alerta no painel), Kawasaki, Triumph (com exceção à pisca alerta que fica no painel em todos os modelos), Yamaha (com exceção ao modelo MT07; TMax e MT09 cujos botões de pisca alerta ficam no punho direito), Indian, Suzuki e Ducati.

Portanto, quando você está na via pública pilotando sua motocicleta, está fazendo uso, óbvio, da cognição, acionar uma buzina, seta sem tirar os olhos da via, fez uso da ergonomia cognitiva.

Por fim, a tal ergonomia tem total influência não só na Segurança do Trabalho, mas também na Segurança Viária, afinal se naquele milésimo de segundo você ao invés de buzinar dar seta: pode ser fatal! 

 

Comentários
Assista ao vídeo