Viver - Saúde

Voltando a cozinhar...

23 de Setembro de 2016
Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As pessoas me procuram quase 100% das vezes para aprender o que devem comer, como e quando. Mais um coach de saúde não tem conhecimentos e ferramentas só sobre alimentação, por que a saúde é um todo, incluindo a parte comportamental e também como você organiza e leva sua vida.

Num mundo onde temos acesso a todo tipo de informação, a maioria de nós temos conhecimento ou uma ideia do que significa comer saudavelmente. Também ouvimos falar muitas vezes de diferentes tipos de alimentação que poderíamos experimentar para ver como afetam nosso corpo, então a pergunta é "onde estamos falhando?”. Talvez essa seja provavelmente a tarefa mais importante de um coach de saúde, ajudar ao paciente a descobrir está falha.

Pela minha experiência existem fatores repetitivos entre às pessoas.

  1. Acreditar que cozinhar ou preparar refeições é um trabalho demorado e que requer experiência culinária e dinheiro.
  2. A alimentação não é uma prioridade. Desorganização no dia a dia onde os 25 minutos necessários para cozinhar não ficam designados como tarefa de cada dia.  

Eu sei que parece lógico, mais quantas vezes você não chegou em casa e não tinha nada preparado para jantar e acabou comendo o que achava na geladeira. Não estou falando que deve ter um prato gourmet preparado todo dia, mais sim, pelo menos ter a disposição um prato básico que permita satisfazer as necessidades biológicas de nosso corpo. Para isso, é importante organizar seu tempo e encaixar os dias de compra no supermercado ou da feira para ter os ingredientes necessários.

Cozinhar é muito simples, mais requer de uma organização básica para dar certo. Muitas vezes minhas clientes ficam obcecadas querendo aprender mais receitas de cozinha, mas na hora que começamos a analisar a situação, o que falta, são outros fatores como organização e comprometimento com esta tarefa.

Sem dúvida, é gostoso ir ao restaurante, mais a maioria dos lugares que escolhemos para um almoço ou jantar da semana, usam produtos que não são da melhor qualidade para poder oferecer um preço conveniente. Além da quantidade de sal, azeite e açúcar exagerado para entregar um produto saboroso e atrativo.

É fundamental para recuperar nossa saúde, voltar a nossa cozinha e preparar comida caseira. Eu posso entender perfeitamente que tem pessoas que não gostam de cozinhar, algumas vezes fica difícil e chato cozinhar se você mora sozinha. Mais quando você começa experimentar sua comida caseira, e começa a ver as mudanças na sua saúde e corpo, torna-se uma tarefa agradável.

Cozinhar pode ser uma terapia, uma forma de relaxar e desligar a mente. E uma forma de unir a família e de mostrar amor. Experimente, por mais simples que seja o que você vai preparar, seu corpo vai te agradecer.

Andrea Bracelis

www.sintonizeseupeso.com.br

Comentários
Assista ao vídeo