Quarta-Feira | 21 de Setembro de 2016 | 8h28

Projeto Motociclismo com Segurança chega ao Vale do Itajaí, em ação na Portonave

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com 1100 funcionários, 700 se deslocam com veículo de duas rodas a motor

A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, líder no Estado de Santa Catarina na movimentação de contêineres que, diante da importância do assunto, no último dia 16 de setembro, encerrando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT, contou com a presença de André Garcia para tratar sobre o tema. Garcia é advogado especialista em Segurança de Trânsito, jornalista especializado em duas rodas, instrutor de pilotagem e criador do Projeto Motociclismo com Segurança click aqui para conhecer, que visa disseminar cultura de segurança de trânsito e de duas rodas na sociedade com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito.

Moto check-up realizado com apoio da ABRACICLO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram realizadas quatro atividades para os funcionários: palestra que conta o lema “Não há razão quando se ganha uma lesão”, Aula de Ponto Cego, Demonstração de Frenagem na parte da manhã e da tarde e Moto Check-up, com apoio da ABRACICLO, durante todo o dia.

Na aula de frenagem a demonstração do quanto se ganha de espaço quando realizado corretamente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a palestra, que serve para motociclistas e motoristas, André Garcia levou a reflexão da importância da prevenção, onde de nada adianta o motociclista ter razão se ganhar uma lesão ou até mesmo pagar com a própria vida. Abordou o que considera os 5 Princípios para aumentar a segurança com motocicleta: estar sóbrio, andar equipado (aqui explica cada um dos itens do EPI, além do capacete), moto adequada, dominar o veículo e realizar manutenção, cumprir as regras e leis de trânsito.

Riffel e Casa Fernandes sortearam jaquetas, relação e pneus

Um dos tópicos abordados na palestra são as roupas apropriadas. Longe de ser uma questão de estilo ou moda, as vestimentas para uso de motociclistas são importantíssimas para a segurança. “Entre as principais peças que precisam estar no armário de um motociclista e devem ser usadas em qualquer passeio - independente do sol intenso, frio ou chuva - estão: jaquetas, calças, luvas e botas. Todas devem possuir proteções homologadas e serem produzidas com materiais resistentes”, diz Fabian Leão Elias, Gerente Comercial da linha Motowear da Riffel, empresa especializada em moto peças e roupas de segurança para motociclistas, localizada em Santa Catarina. 

Mas, não basta comprar qualquer peça em qualquer lugar, isso pode ser arriscado. “A qualidade é fundamental quando se fala em segurança. Se a roupa não tiver qualidade, não aguentar a abrasividade do asfalto, não irá desempenhar sua função de proteção como deve, deixando o piloto vulnerável”, ressalta Garcia.

Já na aula de ponto cego, ocorreu a demonstração do ajuste correto dos retrovisores para o motorista ganhar campo visual.

Durante a demonstração prática, o especialista realizou as frenagens errada e correta, desmitificando que o uso do freio dianteiro “capota” a motocicleta e demonstrando o quanto se ganha de espaço quando o procedimento é correto.

A grande frota na região gerou pautas na imprensa local

Por fim, o Moto Check-up que consiste em uma avaliação do veículo do funcionário para constatar se a manutenção, também fator de acidente, está sendo realizado corretamente e orientando e indicando ao proprietário do veículo o que deve ser feito.

Para Cristiano Bernardi, funcionário há mais de 8 anos, Supervisor de Armazéns e Presidente da CIPA da PORTONAVE o objetivo é reduzir a zero o número de acidentes, por meio da educação no trânsito. “Dentro das Diretrizes da empresa, consta a “Valorização das Pessoas” e a “Responsabilidade Social”, por esta razão, como motociclista que sou, usando a motocicleta todos os dias no deslocamento para o trabalho, diante da nossa realidade, vamos trabalhar para zerar os acidentes com nossos colaboradores, por isso trouxemos alguém com a expertise de André Garcia, que veio de São Paulo de motocicleta”, diz.

André Garcia com Cristiano Bernardi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Motociclismo com Segurança tem apoio de ABRACICLO, RIFFEL, Casa Fernandes, Kawasaki e Transmotos.

Veja fotos do evento e do passeio de moto pelas belas praias, clicando aqui

Entrevistas: TVBE - Itajaí e RICTV Record Itajaí

 

André Garcia usa a recomenda Riffel

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.