Colunistas - André Garcia

Projeto Motociclismo com Segurança chega ao Vale do Itajaí, em ação na Portonave

21 de Setembro de 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com 1100 funcionários, 700 se deslocam com veículo de duas rodas a motor

A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, líder no Estado de Santa Catarina na movimentação de contêineres que, diante da importância do assunto, no último dia 16 de setembro, encerrando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT, contou com a presença de André Garcia para tratar sobre o tema. Garcia é advogado especialista em Segurança de Trânsito, jornalista especializado em duas rodas, instrutor de pilotagem e criador do Projeto Motociclismo com Segurança click aqui para conhecer, que visa disseminar cultura de segurança de trânsito e de duas rodas na sociedade com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito.

Moto check-up realizado com apoio da ABRACICLO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram realizadas quatro atividades para os funcionários: palestra que conta o lema “Não há razão quando se ganha uma lesão”, Aula de Ponto Cego, Demonstração de Frenagem na parte da manhã e da tarde e Moto Check-up, com apoio da ABRACICLO, durante todo o dia.

Na aula de frenagem a demonstração do quanto se ganha de espaço quando realizado corretamente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a palestra, que serve para motociclistas e motoristas, André Garcia levou a reflexão da importância da prevenção, onde de nada adianta o motociclista ter razão se ganhar uma lesão ou até mesmo pagar com a própria vida. Abordou o que considera os 5 Princípios para aumentar a segurança com motocicleta: estar sóbrio, andar equipado (aqui explica cada um dos itens do EPI, além do capacete), moto adequada, dominar o veículo e realizar manutenção, cumprir as regras e leis de trânsito.

Riffel e Casa Fernandes sortearam jaquetas, relação e pneus

Um dos tópicos abordados na palestra são as roupas apropriadas. Longe de ser uma questão de estilo ou moda, as vestimentas para uso de motociclistas são importantíssimas para a segurança. “Entre as principais peças que precisam estar no armário de um motociclista e devem ser usadas em qualquer passeio - independente do sol intenso, frio ou chuva - estão: jaquetas, calças, luvas e botas. Todas devem possuir proteções homologadas e serem produzidas com materiais resistentes”, diz Fabian Leão Elias, Gerente Comercial da linha Motowear da Riffel, empresa especializada em moto peças e roupas de segurança para motociclistas, localizada em Santa Catarina. 

Mas, não basta comprar qualquer peça em qualquer lugar, isso pode ser arriscado. “A qualidade é fundamental quando se fala em segurança. Se a roupa não tiver qualidade, não aguentar a abrasividade do asfalto, não irá desempenhar sua função de proteção como deve, deixando o piloto vulnerável”, ressalta Garcia.

Já na aula de ponto cego, ocorreu a demonstração do ajuste correto dos retrovisores para o motorista ganhar campo visual.

Durante a demonstração prática, o especialista realizou as frenagens errada e correta, desmitificando que o uso do freio dianteiro “capota” a motocicleta e demonstrando o quanto se ganha de espaço quando o procedimento é correto.

A grande frota na região gerou pautas na imprensa local

Por fim, o Moto Check-up que consiste em uma avaliação do veículo do funcionário para constatar se a manutenção, também fator de acidente, está sendo realizado corretamente e orientando e indicando ao proprietário do veículo o que deve ser feito.

Para Cristiano Bernardi, funcionário há mais de 8 anos, Supervisor de Armazéns e Presidente da CIPA da PORTONAVE o objetivo é reduzir a zero o número de acidentes, por meio da educação no trânsito. “Dentro das Diretrizes da empresa, consta a “Valorização das Pessoas” e a “Responsabilidade Social”, por esta razão, como motociclista que sou, usando a motocicleta todos os dias no deslocamento para o trabalho, diante da nossa realidade, vamos trabalhar para zerar os acidentes com nossos colaboradores, por isso trouxemos alguém com a expertise de André Garcia, que veio de São Paulo de motocicleta”, diz.

André Garcia com Cristiano Bernardi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Motociclismo com Segurança tem apoio de ABRACICLO, RIFFEL, Casa Fernandes, Kawasaki e Transmotos.

Veja fotos do evento e do passeio de moto pelas belas praias, clicando aqui

Entrevistas: TVBE - Itajaí e RICTV Record Itajaí


 

Comentários
Assista ao vídeo