Notícias -

Fernando Montenegro fundador da ETNUS

12 de Setembro de 2016

Fernando Montenegro, é Consumer Insight Research especializado no estudo do comportamento dos consumidores Afro-brasileiros da capital paulista. Formado em Produção multimídia e Pós-graduando em Semiótica psicanalítica - clínica da cultura pela PUC-SP, atuou em departamentos de marketing, agências de design, planejamento estratégico e pesquisa de consumo, tendo trabalhado em projetos para marcas, como: Aché, Nestlé, Passport, Danone, TV1, Fugini, Purina, L'occitane, O Boticário, Bayer, Baruel, Mattel, Cinemark. Paralelamente, atua como Produtor Cultural na ZUMBIIDO, produtora que desenvolve e promove atividades culturais que valorizam às matrizes africanas.

Para a Lubbok | Comunicação, em 2015, Montenegro fundou a célula ETNUS, consultoria especializada em pesquisa e estudo do perfil comportamental, linguagem e tendências dos consumidores afrodescendentes. A consultoria, estrutura suas atividades através de trabalhos em rede, unindo especialistas on demand conforme a complexidade e especificidade do trabalho, tornando assim, entregas personalizadas e com resultados únicos.

Na ETNUS, coordena projetos voltados à compreensão de como as relações étnico-raciais interferem consciente ou inconscientemente nas práticas de consumo dessa categoria, ainda pouco assistida no Brasil. Através de palestras, cursos e consultorias, dissemina este discurso, visando aprimorar a conexão representativa entre Marca e Consumidor.

“O aumento do poder aquisitivo dos afro-brasileiros na última década, juntamente com políticas públicas favoráveis às consideradas minorias sociais, proporcionaram a possibilidade de investimento no capital intelectual, o que teve como um de seus desdobramentos o empoderamento da população autodeclarada afro-brasileira. Partindo desse pressuposto, entendemos que, não considerar o recorte étnico-racial dentro dos estudos comportamentais para entendimento das práticas desta categoria, abre margem para resultados descolados da realidade.” comenta Fernando.


A consultoria, atua sob três pilares: O afroconsumo, que faz o diagnóstico, pesquisa e estudo desse consumidor; a afrolinguagem que nada mais é que a interpretação e tradução dos significados deste consumidor; e por fim, a afrotendência, exprime a leitura dos rumos e caminhos desta categoria.  

Seu trabalho de suma importância, tem atingido uma parcela da população, que na maioria das vezes, não teve a oportunidade de questionar algumas posições impostas pela sociedade, provocando questionamento como ferramenta de libertação emocional e mental, a fim de trazer transformação social a partir do consumo consciente e formador de identidade.



Contatos

E-mail: fernando@etnus.com.br
LinkedIn: https://goo.gl/SVKWOj

Comentários
Assista ao vídeo