Colaboradores - Luh Isaga

O empoderamento da mulher negra no mercado da moda

23 de Agosto de 2016

O projeto da 1a roda de debate Blog Plusforyou com o tema “ O Empoderamento da Mulher Negra no mercado da moda” veio acompanhado de um lindo desfile. O debate levantou questoes como preconceito, inclusão, direitos e moda.

Atualmente graças a grandes movimentos e leis implantadas, aos poucos o negro vem ganhando seu espaço tambem no mercado profissional, porém ainda não passa de 5% em relação as outras etnias, portando a realidade é que a cultura negra está se tornando aos poucos popular, porém pessoas negras não são protagonistas desta história. 

"Tal fato é comprovado pela utilização de turbantes, aceitação e transformação dos cabelos lisos para cacheados e crespos, utilização de cortes, costuras e cores que vem da base da cultura negra etc. Porém a questão é, quantos modelos, estilistas e criadores de marcas temos atuando na área sendo Afrodescendentes? Ou como as marcas veem o consumo afro como parte da lucratividade de seus negócios? Ou ainda como aumentar minha lucratividade usando o marketing para atrair essa grande massa de consumidores negros, tendo a propaganda do meu produto voltado para representatividade negra?" Afirma Fabi Traven organizadora do Evento que lotou o espaço.

Fizeram parte da roda de debate:

Rita Carreira

Modelo Plus Size há 7 anos. Já realizou trabalhos para Melinde Brasil, Elegance Plus Size, Julia Plus Size, Mirasul, Marisa, Cativa, Vislumbre Moda Intima, Lingerie 25, MaxiPLus, 2 Rios Lingerie, Flaminga, Zuya+Size e FWPS

Mais do que questionar, promover a reflexão a respeito do passado, presente e futuro dos direitos e qualidades do negro no mundo da moda.

Fernanda Lima

Blogueira e Modelo Plus Size, formada em Marketing e publicidade e propaganda. Atua a 1 ano como  militante na luta contra o preconceito contra a mulher negra e gorda. Já atuou em diversas palestras sobre o universo da mulher gorda e negra.

 

Fernando Montenegro

Pesquisador e Consultor especializado no estudo do comportamento dos consumidores Afro-brasileiros da Capital paulista. Formado em Produção Multimídia e Pós-graduando em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura pela PUC-SP, é Fundador da ETNUS, consultoria especializada em consumo, linguagem e tendências desse público. Tem dedicado seus estudos à compreensão de como as relações étnico-raciais interferem direta ou indiretamente nas práticas de consumo dessa categoria, ainda pouco assistida no Brasil. Através de palestras, cursos e consultorias, dissemina este discurso, visando aprimorar a conexão representativa entre Marca e Consumidor.

 

Monica Casareggio

Modelo Plus Size a mais de 6 anos , atua como produtora de moda para editoriais e programas de televisão. E um dos rostos mais conhecidos na modelagem plus size e faz parte do time do Evento Mulheres Reais que já está na sua 5a Edição.

 

Nenesurreal

Mulher negra, mãe, avó e graffiteira, vivendo desta arte, escolheu transferir a arte do Graffiti para camisetas, seu primeiro desafio, transformando em telas andantes, o suporte agradou tanto que hoje todas peças do vestuário vira suporte. O segundo foi criar uma coleção plus size junto com desfile, empoderando outras mulheres segue neste caminho de criar representatividades.

Organização e Realização de eventos para mulheres, Céu caminho do mar e Diadema
Encontro internacional de mulheres no hip hop Vitória ES
Prêmio Sabotage, Graffiteira destaque 2016

 

Elaine Souza

Empresária e proprietária da Marca Fique Linda Lingerie que é uma empresa que se preocupa em atender suas clientes com a mais variedade de peças para diversos tamanhos e medidas.

 

Carol Santos

Natural de São Paulo é Bacharelada em Gerenciamento de Produto de Moda pela UNIFMU. Suas especializações são: Culturas da Moda. História da Arte. Desenho e Estilismo. Analise de cores para Moda. Tendo 7 de experiência e grande vivência no ramo da moda e fotografia.

 

Cassia Segeti

Cassia Kelli Gonçalves Rodrigues Segeti, ou simplesmente Cassia Segeti, desde sua infância nos cultos e nas reuniões familiares, gostava de observar o vestir das pessoas. A sensibilidade artística nasce primeiro da música, no dedilhar do teclado e piano de casa então, aos 8 anos de idade, encontrou sua primeira paixão, a pintura. Sua extrema dedicação a esta arte levou a expor em diversas galerias e também a ensinar às pessoas a magia de trazer para a ponta do pincel as emoções mais íntimas. No comando da empresa que leva seu nome, Cassia Segeti Modas, a estilista transpira em sua modelagem desejo, emoção e o charme da nova mulher.

 

O evento contou  com a participação de 6 marcas que desfilaram suas coleções primavera-verão. São elas; Ale SennaJ22, Cassia SegetiRainha NagôBella PlageFique Linda Lingerie

 

Acessorios cedidos pela Q'Bela Biju

Desfilaram as modelos:

El Terto
Mariana Alvarenga 
Mariana Garcia 
Mariana Ambrósio 
Juliana Oliveira 
Jaqueline Battista
Dryele Sousa 
Vanessa Lima
Janayra Martins 
Isabela Santos
Daniela Ulloa

 

Comentários
Assista ao vídeo