Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - ZÉ TRINDADE

24 de Agosto de 2016

 (18/04/1915 – 01/05/1990)

 

O comediante baixinho e de rosto safado

 

Milton da Silva Bittencourt nasceu em Salvador, na Bahia, de uma família tradicional, e nem pensava em se transformar em um dos maiores comediantes do cinema nacional.

Aos doze anos ele se empregou como office boy em um hotel em Salvador e lá conheceu Jorge Amado e Dorival Caymmi, entre outros famosos, que achavam muita graça nas piadas e nos versos que ele contava.

Foi em 1935, aos 20 anos de idade, que ele começou a carreira na Rádio Sociedade da Bahia, no programa “Teatro Pelos Ares”. O sucesso chegou rápido e ele resolveu investir na carreira de humorista e poeta.

Nascia assim o ator, músico e poeta Zé Trindade, que em 1937 veio integrar o elenco de humoristas da Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro.

A estréia de Zé Trindade no cinema aconteceu em 1947 na película “O Malandro e a Granfina”. A partir daí, o baixinho e gordinho com um fininho bigode criou um dos personagens mais marcantes e hilários do cinema nacional: o típico malandro carioca.

Criador de jargões como “mulheres, cheguei!” ou “o meu negócio é mulher”, Zé Trindade brilhou no cinema nacional em mais de 30 comédias como “Aguenta Firme Isidoro!”; “Trabalhou Bem Genival”; “Depois Eu Conto”; “Tem Boi na Linha”; “Rico Ri a Toa”; “Garotas e Samba”; “O Camelô da Rua Larga”; “O Batedor de Carteiras”; “Massagista de Madame”; “Mulheres à Vista”; “Entrei de Gaiato” e “Marido de Mulher Boa”, entre muitos outros.

Na televisão ele fez os programas de Chico Anysio na TV Globo, o humorístico “Balança, Mas Não Cai” e a minissérie “Memórias de um Gigolô” em 1986, ao lado de Ney Latorraca e Bruna Lombardi.

Zé Trindade também gravou alguns discos cantando ou declamando trovas, e morreu vitimado por um câncer em maio de 1990, no Rio de Janeiro, aos 75 anos de idade.

 

 

Foto 1 - Zé Trindade começou a carreira no rádio, na Bahia.

Foto 2 -  Ele foi ator, comediante, músico e poeta

Foto 3 - Zé Trindade com Íris Bruzzi e Nancy Wanderley no cinema 

Foto 4 - Ele também compôs e gravou alguns discos

Foto 5 - Ao lado de Dercy Gonçavlce formou uma dupla impagável no cinema

Foto 6 - O comediante criou vários jargões como "o meu negócio é mulher!"

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo