Segunda-Feira | 22 de Agosto de 2016 | 11h51

Sargento da FAB é bronze no taekwondo

 

O Sargento Maicon Siqueira, da Força Aérea Brasileira (FAB), conquistou na noite deste sábado (20/8) a medalha de bronze no taekwondo, na categoria acima de 80 kg. O brasileiro chegou a estar perdendo por 3 a 1 para o britânico Mahama Cho, mas virou no último round e venceu por 5 a 4 com o último ponto conquistado a quatro segundos do fim. 

Aos 23 anos, o Sargento enfrentou um adversário seis centímetros mais alto (1,96 contra 1,90) e 10 kg mais pesado (90 kg contra 100Kg). O britânico também era o 12° no ranking mundial, e o brasileiro estava na 51° colocação. "É um sonho. Só estando aqui dentro para entender. Por mais que usasse as palavras mais bonitas, ainda não conseguiria explicar.", disse, logo após a vitória.

No Rio 2016, o militar fez três combates antes de enfrentar Cho. O Sargento estreou derrotando o americano Stephen Lambdin, depois perdeu para Abdoulrazak Alfaga, do Niger, e superou o francês Bar N’Diaye na luta que lhe valeu a oportunidade de lutar pelo bronze.

Para manter o sonho de uma medalha olímpica, o lutador chegou a trabalhar como pedreiro e garçom para poder se manter no esporte. Agora, ele conta com o apoio da Força Aérea Brasileira: após ingressar no Programa de Atletas de Alto Desempenho, passou a ter acesso a benefícios como salário mensal, assistência médica e apoio para treinamentos, dentre outros suportes.

No total, a FAB teve 39 atletas militares nos Jogos Olímpicos. Com o bronze no taekwondo, essa foi a quarta medalha conquistada pelos atletas da FAB: Thiago Braz conquistou o ouro no salto com vara, Arthur Zanetti levou a prata nas argolas e Arthur Nory saiu com o bronze na ginástica artística. 

No total, a FAB mantém 203 atletas do Programa de Atletas de Alto Rendimento de 16 modalidades. Os primeiros atletas foram incorporados em 2014.

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.