Cultura - Viagem

Dormitórios de faculdade no exterior

8 de Agosto de 2016

Por: Julia Contarelli

Sabe aquela cena de filme americano, um prédio lindo com um corredor comprido, muitas portas, adolescentes correndo na maior bagunça e só um banheiro comunitário? Isso ai não é só cena de filme não.

Ornellas Hall é um dormitório em Tyler, Texas na Tyler Junior College. Onde atletas, e alunos com as melhores notas podem se hospedar.

Os dormitórios são lindos, por dentro e por fora, iguaizinhos aos dos filmes mesmo. Mas o preço nunca é citado, ou as dificuldades de morar em um prédio com os seus colegas de classe e o pior, o esquema dos banheiros.

Os quartos são normalmente divididos entre no minimo duas pessoas e no primeiro semestre conte com a sorte, porque voce nunca sabe quem vai dividir o mesmo quarto com você.

Esqueça a privacidade. Existe a possibilidade de ter um dormitório só pra você, é só comprar o outro lado do quarto também, o que acaba sendo uma fortuna. 

Cada faculdade tem um estilo diferente de dormitório, como esperado, maior o preço melhor o dormitório, mas a experiência em todos acaba sendo a mesma, com a grande diferença do banheiro.

A quantidade de quartos por banheiro define o faixa de preço. Do mais caro, para o mais barato?

- Um quarto, dois residentes dividem um banheiro.

- Dois quartos, quatro residentes dividem um banheiro.

- Cinco quartos, onde dez residentes dividem um banheiro.

Fora as opções de quarto, existe também a opção de prédios?

- Masculino

- Feminino

- Coed (quartos de homens e quartos de mulheres no mesmo prédio, mas não o mesmo
quarto para um homem e uma mulher)

Mas agora a parte divertida, a decoração do quarto. Cada residente ganha uma cama, uma escrivaninha e um armario de quatro gavetas. O resto fica pra criatividade. Os dormitótios são o primeiro teto fora de casa pra muitos, a primeira oportunidade pra soltar a criatividade e decorar a próprio gosto.

Dormitório decorado de duas pessoas com um banheiro no edificio Ornellas Hall.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra parte boa, pela primeira vez as regras não são dadas pelos pais, aquela tal liberdade tão desejada foi alcançada. Mas depois de um tempo, da uma saudade da mãe, não da pra mentir.

Novas responsabilidades vem com toda força? cozinhar, lavar roupa, fazer supermercado e assim vai. Todas essas coisinhas que a mamae faz e parecem super fáceis e rápidas. Não demora nada e a roupa já esta dobrada no armário, o almoço posto na mesa e a louça suja fica limpa rapidinho, como mágica.

Junto com o teto novo e a liberdade de morar sozinho, vem todas essas grandes responsabilidades. Mas depois de um tempo da pra se acostumar e começar a viver a vida sozinho pensando ser adulto. E pra melhorar, em um dormitório lindo e seu.

Fotos: Julia Contarelli

Comentários
Assista ao vídeo