Viver - Saúde

HEMORIO RECEBE KITS PARA PREVENIR A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS VIRAIS DURANTE OS JOGOS OLÍMPICOS

21 de Julho de 2016

Para proteger a segurança do fornecimento de sangue durante os Jogos Olímpicos, o Hemorio, engajado na campanha para abastecer os hospitais do Rio de Janeiro durante o evento, recebeu uma doação com  1.400   kits  dotados de um composto químico  que impede a  transmissão de doenças virais como a Dengue, Chikungunya e Zika.  O material é suficiente para ser utilizado em  7 mil bolsas de sangue e poderá salvar até 28 mil vidas.

A contaminação pode acontecer  não só por meio dos mosquitos, mas também pela transfusão de sangue. Segundo dados oficiais, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika, por exemplo,  não apresentam os sintomas da doença. Isto significa que os doadores, aparentemente saudáveis, também correm o risco de doar sangue infectado para os pacientes. 

Colocamos o  Dr. Luiz Amorimdiretor geral do Hemorio, à sua disposição para falar sobre a importância  da doação e dessa nova técnica  recentemente aprovada pela ANVISA no contexto da prevenção da transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. 

 

Também colocamos à sua disposição um representante da Cerus, empresa responsável por trazer esta tecnologia ao Brasil, para explicar como essa tecnologia de inativação de patógenos funciona.

 

Segue abaixo o vídeo que demonstra como a tecnologia funciona:

 

https://cerus.box.com/s/isrw0lf28lbo4r7qcpgiu43kdtozn4ra.

Comentários
Assista ao vídeo