Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - ZACARIAS

20 de Julho de 2016

 (18/01/1934 – 18/03/1990)

 

O trapalhão que conquistou as crianças  

 

Nascido Mauro Faccio Gonçalves em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais, o humorista conhecido no Brasil inteiro como Zacarias, foi vendedor de sapatos e trabalhou em uma fábrica de café antes de começar a sua carreira artística.

A carreira começou na Rádio Cultura da sua cidade natal em 1955, com 21 anos de idade, participando do programa humorístico “Em Babozal Era Assim”. Dois anos depois ele foi estudar em Belo Horizonte e lá trabalhou na Rádio Inconfidência como comediante.

Eleito como melhor comediante do rádio de Minas por três anos e ainda como Mauro Gonçalves, ele estreou na televisão participando do programa “Tribunal de Calouros” na TV Itacolomi em 1962.

A partir daí começaram os convites e ele estreou, em 1963, na TV Excelsior do Rio de Janeiro a convite do diretor Wilton Franco. Foi depois para a TV Record onde fez “A Praça da Alegria” e em seguida para a TV Tupi do Rio para participar do humorístico “Café Sem Concerto”.

Foi participando do elenco do programa “Os Insociáveis”, na TV Record, que Mauro Gonçalves virou Zacarias e conheceu Renato Aragão, que gostou da diversidade de papéis e da forma como o humorista os representava.

Zacarias entrou para o grupo Os Trapalhões em 1976 e ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum conquistou o país e se transformou em um dos humoristas preferidos da criançada, o seu grande público, e que admirava o ator pelo seu lado inocente e ao mesmo tempo irreverente.

Divorciado da atriz Selma Lopes e pai de Maria Laura, Mauro Gonçalves ou Zacarias também fez teatro, onde se destacou no espetáculo “A Dama do Camarote” e cinema, participando das comédias “Deu a Louca nas Mulheres”; “O Fraco do Sexo Forte” e “Uma Escolha Atrapalhada”.

O nome Zacarias ele adotou de um galo que teve na infância, e com alguns dentes saltados e uma peruca, já que o comediante era calvo, criou um personagem cômico que entrou para a história do humor brasileiro.

O comediante estava no auge quando resolveu iniciar um regime à base de remédios e acabou se enfraquecendo e tendo problemas com os pulmões. No início de março de 1990 ele teve que ser internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e lá morreu nove dias depois, em 18 de março de 1990, de insuficiência respiratória, com apenas 56 anos de idade.  

Zacarias morreu sem realizar um grande sonho, que era participar de um musical no teatro, mas deixou órfão um grande número de fãs, principalmente crianças e jovens, que o consideravam como o mais simpáticos dos quatro trapalhões.  

Foto 1 - Mauro Gonçalves atuou também com destaque no teatro

Foto 2 - O comediante como um garçom no programa "Café Sem Concerto"

Foto 3 - Mauro Gonçalves era calvo e uma peruca ajudou a caracterizar o Zacarias

Foto 4 - Zacarias surgiu em 1975 quando fez "Os Insociáveis" na TV Record

Foto 5 - Com Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum criou Os Trapalhões

Foto 6 - Zacarias era o trapalhão mais querido entre as crianças

Foto 7 - Com Os Trapalhões ele participou de mais de 20 filmes

                                                                                    

 

 

Comentários
Assista ao vídeo