Notícias -

Comando de Defesa de Área de SP realiza apronto operacional para os Jogos Olímpicos

18 de Julho de 2016

Atividade ocorrerá em São Paulo e Campinas. Forças Armadas atuarão em ambiente interagências durante as Olimpíadas.

São Paulo – O Comando de Defesa de Área de São Paulo (CDA/SP), estrutura de representação do Eixo Defesa na organização dos Jogos Olímpicos no Estado, realizará um apronto operacional com o objetivo de inspecionar a tropa pela última vez antes da missão. A atividade ocorrerá na próxima segunda-feira (18) e contará com a presença do Chefe de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas.

Na parte da manhã, o General Menandro estará no Quartel-General do Ibirapuera (QGI), onde estarão formadas tropas da Força Tática do Batalhão de Ações de Comandos, do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, da Marinha do Brasil, e da Força de Resposta Imediata do 8º Batalhão de Polícia do Exército. Na sequência, o CHOC visitará as instalações do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), onde ficarão reunidos militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e representantes de órgãos de segurança pública e agências detentoras de estruturas estratégicas durante as Olimpíadas.

À tarde, a comitiva do General Menandro segue para Campinas, onde ocorrerá o apronto operacional da Força Tarefa (FT) Henrique Dias, na sede do 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL). Além das tropas do 28º BIL, militares do 2º Batalhão de Polícia do Exército e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado estarão presentes. Ainda haverá uma visita ao Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, unidade de referência do Exército Brasileiro em operações GLO. A FT Henrique Dias poderá ser empregada, durante os Jogos, como força de contingência e na proteção de estruturas estratégicas.

Estrutura de defesa para os JO 2016


O CDA/SP tem como missão cooperar com o Ministério da Defesa no planejamento, preparo e emprego das Forças Armadas nas ações de segurança e defesa relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. As operações do CDA/SP são articuladas, de modo integrado, com diversas agências que visam à eficácia da segurança pública e com outros órgãos detentores de estruturas estratégicas.

As principais tarefas a serem realizadas pelo CDA/SP durante o maior evento esportivo do mundo são: vigiar e proteger estruturas estratégicas previamente selecionadas; ficar em condições de executar as ações de garantia da lei e da ordem, empregando a força de contingência; coordenar as ações de prevenção e combate ao terrorismo; e conduzir ações de segurança e Defesa Cibernética (DCiber) e de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

Série de visitas

A viagem do General Menandro a São Paulo faz parte de uma série de visitas do CHOC aos Comandos de Defesa de Área. Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Salvador receberão partidas de futebol olímpico e também terão estruturas semelhantes às que o General Menandro encontrará em São Paulo. O General Menandro tem visitado os CDA para verificar o preparo das tropas envolvidas no esforço de defesa e segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016.


Fonte: Comunicação Social Exército Brasileiro

Comentários
Assista ao vídeo