Cultura - Música

Semana Internacional do Rock

14 de Julho de 2016

Por Cau Marques 

 

Semana especial para todos amantes de música! Estamos na semana mundial do Rock.

Para ser mais preciso, o dia internacional do estilo mais popular do mundo é celebrado no dia 13 de julho desde 1985, quando Bob Geldof ( co-autor da ópera Rock “The Wall” de Pink Floyd) idealizou o primeiro Live Aid simultâneo em Londres e Estados Unidos, para arrecadação de recursos que ajudassem as pessoas com fome na Etiópia.

Uma das grandes estrelas participantes, o não menos lendário Phill Collins, disse em seu show do festival que a data era tão importante e tinha reunido tantas feras da música internacional e tantas pessoas assistindo em todo globo, que deveria ser comemorado como o Dia Mundial do Rock... pois bem, depois de um pedido desses, e com uma causa mais que nobre, o mundo acatou com prazer e devoção a proposta.

Em minha singela opinião, o Rock´n Roll é uma síntese de quase tudo que a música foi nos últimos 60 anos pelo menos. Por mais que se queira fugir do Rock suas raízes estão impregnadas em quase todos os estilos de música que ouvimos hoje. Não me venha com a desculpa que só ouve sertanejo, forró, arrocha, maracatu, Jazz, pop, Dance music, Country music, e até samba ou funk. A miscigenação musical e a base do Rock estão presentes em tudo.

Seja numa batida de violão, ou num timbre de algum solo, ele estará lá.

Tudo isso é lindo, mas aqui no Brasil, o Rock está meio caído no ostracismo, e sobrou para ele as pequenas tribos, mas certamente ele não está derrotado ou morto. Aliás, a linguagem do Rock parece eterna e imortal.

O Rock e seus seguidores transcendem o tempo, a mídia, as rádios, os rótulos, por que quem gosta sempre sabe sobre os lançamentos, shows e apresentações das suas bandas e artistas preferidos. Mesmo antes de internet, os roqueiros se comunicam por uma espécie de “telepatia” e acabam indo de encontro ao som de suas vidas.

Critiquem ou não, pois é evidente que também tem muita porcaria por aí que se intitula como Rock, assim como em outros estilos, o que importa é esse amor quase religioso de todos os roqueiros e amantes de música que com certeza lembram de alguma melodia vinda dessa escola e marcou algum momento de suas vidas.

Feliz semana do Rock, principalmente aos que curtem de verdade o Rock n´Roll, aos Hard, Heavy, Melodies, Countreiros , RockaBillies, Pop Rockers e a todos que curtem de alguma maneira e fazem deste estilo que marca a vida de tanta gente ainda ser sucesso e base para quase tudo que conhecemos hoje.

Viva música, parabéns eterno Rock!

 

Comentários
Assista ao vídeo