Notícias -

Como realizar o sonho da faculdade no exterior sem gastar tanto

11 de Julho de 2016

Por: Julia Contarelli

O sonho da faculdade nos Estados Unidos foi retirado da listinha de metas de muitos brasileiros após o aumento do dólar. Mas existe um certo caminho não muito divulgado que pode fazer esse desejo virar realidade.

Estudantes estrangeiros, no International Day, dia dedicado a eles. Vestindo a camisa de seus países na Tyler Junior College, um dos muitos Colleges que oferece bolsa de estudo a estrangeiro.

Crédito: Sarah Perez

Nos Estados Unidos existe a diferença entre colleges e universities (faculdades e universidades). Colleges oferecem cursos de dois anos e o estudante se forma com um diploma chamado associated, já nas universities o curso é de quatro anos e o estudante se forma como no Brasil, com o bacharelado.

Outra grande diferença é o custo. O preço do college é muito menor do que o de uma university. No Texas por exemplo, a Tyler Junior College oferece uma estimativa de 5000 dólares o semestre, com alimentação e moradia inclusas no preço. Já a university custa sozinha os mesmos 5000 dólares, sem moradia e alimentação.

O que muitos não sabem, é que o aluno pode fazer os dois primeiros anos no college, se formar pagando bem menos e depois se transferir para a university, já entrando no terceiro ano. E um aluno dedicado e com notas boas tem grande chance de ganhar uma bolsa de estudos nos primeiros dois anos, no college, que pode ser aplicada no valor da university, deixando assim o custo que era até então inviável, bem mais cabível ao bolso.

Comentários
Assista ao vídeo