Viver - Saúde

Grávidas também podem ser fitness

23 de Junho de 2016


Profissional explica a importância da prática de exercícios durante a gestação

Muitas futuras mamães aproveitam a gravidez para se libertarem das dietas e exagerarem no consumo das mais diferentes comidas. As mudanças pelas quais o corpo da mulher passa durante a gestação e o aumento considerável da produção hormonal, são sim motivos suficientes para uma fatia a mais de bolo de chocolate e desejos estranhos que enlouquecem a vida dos maridos. Porém, também é importante saber balancear essas vontades com práticas e dietas saudáveis, para assegurar uma gestação livre de problemas para a mãe e o bebê.

A personal gestante Roberta Gabriel, consultora do quadro "Mamãe Gentil" exibido pela TV Globo com a repórter Fernanda Gentil, que acompanha a gestação famosas - como Tainá Muller e Manuela Duarte (estreou na novela “Escrava Mãe” na TV Record na ultima terça-feira dia 31/05) -, conta que embora de forma limitada, as mulheres podem e devem praticar exercícios físicos durante a gravidez. “Qualquer exercício é válido para a gestante desde que orientado por um profissional especializado, que entenda quais são as reais necessidades e limitações de cada trimestre de gestação. Gravidez não é doença. Com acompanhamento médico e de um educador físico especializado, a gestante pode, sim, ter uma qualidade de vida muito melhor.” diz a profissional.

Diferente do que muita gente pode pensar, os exercícios durante a gravidez estão longe de serem somente uma adaptação de excerícios regulares com uma carga reduzida. As grávidas precisam de muita atenção à area lombar, que fica sobrecarregada pelo peso da barriga, ao abdomen e ao assoalho pélvico, para garantir uma maior elasticidade em casos de partos naturais. “O personal gestante é um educador físico especializado em planejamento de exercícios para gestantes e puérperas, que são as mulheres que deram à luz há pouco tempo. A verdade é que as pessoas têm medo de mulher grávida, por conta dos problemas que podem acontecer no meio do caminho. Por isso é legal ter alguém por perto que seja dedicado ao assunto”, completa Roberta Gabriel.

Além dos benefícios do controle de peso da gestante e do aumento do tônus muscular das áreas afetadas pela gravidez, os exercícios físicos contribuem diretamente para o desenvolvimento do feto através do aumento da oxigenação e fluxo sanguíneo - que ajudam na melhor formação dos órgãos do bebê -, e diminuem as changes de obesidade e diabetes durante o crescimento da criança.

Manter o corpo ativo durante a gravidez diminui inchaços, controla o surgimento de doenças gestacionais como a diabetes e a hipertensão; melhora a qualidade do sono, aumentando a sensação de bem-estar, principalmente nos últimos meses em que o desconforto é maior; e ajuda na diminuição do descontrole hormonal, com a liberação das endorfinas no corpo - hormônios analgésicos responsáveis pelo alívio das dores e a sensações de prazer e tranquilidade.

Os exercícios aprovados pelos médicos para as gestantes, incluem: Hidroginástica, pela ausência de impacto;Yoga e Pilates, que focam na postura, muito importante nesse período; Musculação, com carga e intensidade moderadas, e exercícios escolhidos com muito cuidado e adaptados à necessidade da gravidez; e a Corrida, se já for antes praticada pela mãe.

Mas atenção, mamães! Cuidado redobrado às articulações, à respiração e à frequência cardíaca, - que não deve ultrapassar 140 batimentos por minuto -, alerta a profissional.

Comentários
Assista ao vídeo