Colunistas - Rodolfo Bonventti

Coluna Era Uma Vez

23 de Junho de 2016

Histórias e contos infantis fizeram

o sucesso do programa Bambalalão

 

A TV Cultura de São Paulo sempre se destacou no mercado televisivo pela ótima qualidade da sua programação infantil. E isso não é de hoje, mas vem desde os anos 70 quando lançou programas expressivos e significativos para a educação das crianças como o “Bambalalão”.

 

O programa surgiu em 1977 e ficou treze anos no ar, sempre exibido pela TV Cultura de São Paulo, e retransmitido para várias outras emissoras educativas em to do Brasil. Inicialmente, o “Bambalalão” estreou com seus quadros todos já gravados, mas o sucesso foi tão grande que em 1982 ele passou a ser ao vivo do Auditório Cultura.

 

Com a apresentação da simpática Gigi Anhelli que virou a Tia Gigi, e da bela e também atriz Silvana Teixeira, o programa infantil era ambientado em um cenário que lembrava um grande circo, sempre com a presença de alunos do ensino fundamental de escolas da capital paulista.

 

As duas comandavam uma equipe formada também pelo palhaço Tic Tac e pelo professor Parapopó, entre outros personagens esporádicos que faziam parte do programa, em meio a muitas gincanas sempre entre duas equipes (uma Amarela e outra Vermelha), compostas pelos alunos convidados pela produção a participarem da gravação do infantil.

 

Outra novidade do “Bambalalão” era o teatro de fantoches, uma especialidade de alguns programas infantis da emissora, e a encenação de contos infantis no final de cada programa. Aliás, essa atração infantil da TV Cultura criou bordões inesquecíveis para toda uma geração. Como esquecer do bordão: "Esta história entrou por uma porta e saiu pela outra. Quem souber, que conte outra".

 

Pela direção do programa passaram muitos nomes, desde os premiados diretores de teatro Ademar Guerra e Antonio Abujamra, a Marcelo Amadei, Arlindo Pereira, Memélia de Carvalho ou Roberto Machado entre outros.

 

Os fantoches criados por Memélia de Carvalho e Fernando Gomes era uma atração a parte e também fizeram história como a Maria Balinha, o João Balão, o macaco Chiquinho, a macaca Chiquinha e o sapo Agapito, entre os mais famosos.

 

Além de Gigi Anheli e Silvana Teixeira que comandavam e alinhavam as atrações no palco, o elenco fixo também contava com Marilan Sales, o estabanado e respondão palhaço Tic Tac  que distribuía apelidos e brincava com todo mundo; o ator Chiquinho Brandão que vivia o cientista louco Professor Parapopó, sempre com um paletó  xadrez e uma máscara de nariz-bigode e óculos; além de Helen Helene, Álvaro Petersen, Carlos Barreto, Dulce Muniz, João Acaiabe. Matheus Esperança, Cassiano Ricardo e Gerson de Abreu, que dividiam personagens esporádicos que participavam do programa.

 

O “Bambalalão” marcou sua passagem pela história da programação infantil televisiva nacional pela inteligência com que mesclava arte, educação, cultura, lazer e teledramaturgia para as crianças.

 

A carreira do programa infelizmente terminou em fevereiro de 1990, quando a TV Cultura resolveu investir em novos formatos para o público infantil. O programa ganhou por cinco vezes o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Programa Infantil.

Foto 1 - A simpática e sempre alegre Gigi Anheli comandava o "Bambalalão" na TV Cultura

Foto 2 - A bela atriz Silvana Teixeira era a companheira de Gigi na apresentação do programa

Foto 3 - O Palhaço Tic Tac fazia parte do elenco fixo do "Bambalalão" aqui com Gigi e Silvana

Foto 4 - Um destaque do programa eram os vários personagens que interagiam com as crianças

Foto 5 - O programa ficou no ar por quase 14 anos e desfilou uma grande galeria de personangens

Foto 6 - Os bonecos de marionetes eram uma das novidades que o "Bambalalão" trouxe para a TV

?Foto 7 - Fernando Gomes era um dos criadores dos vários fantoches/marionetes do programa
Comentários
Assista ao vídeo