Notícias - Motor

NOVO CITROËN C3 PURE TECH FLEX: O COMPACTO ECONOMICAMENTE CORRETO!

20 de Junho de 2016
Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Citroën C3 entra na era do downsizing e passa a combinar seus atributos de compacto Premium com o novo motor PureTech, atestado como o mais econômico do mercado nacional pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O motor flex, com 1,2 litro e três cilindros, torna o C3 ainda mais adequado para uso nas grandes cidades, mantendo os atributos de desempenho e conforto que consagraram o C3 ao longo de sua trajetória no mercado nacional. Tudo isso por valores bastante atraentes, a partir de R$ 46.490,00.

Mais econômico, com menor emissão de poluentes e igualmente ágil nas cidades e estradas, o motor PureTech 1.2l FLEX substitui o motor de 1,5 litro Flex nas versões Origine, Attraction e Tendance, dando sequência à estratégia de downsizing (que prevê motores menores e mais eficientes) iniciada com sucesso no sedã C4 Lounge. Visualmente, a única alteração nos novos Citroën C3 com o novo motor é a aplicação do monograma “PURETECH” na tampa traseira, abaixo da lanterna esquerda.

Beneficiado por tecnologias de última geração – como o sistema de partida a frio com aquecimento no injetor (elimina o “tanquinho”), duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento Split Cooling, bomba de óleo variável, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outros -, o novo motor PureTech 1,2l Flex tem o melhor nível de consumo entre os motores existentes no mercado. Em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modelo até 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO. Isso significa receber letra A nas três categorias disponíveis no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular): Compacto, Geral e Emissões.

Com o novo motor, o C3 também ganha em agilidade no trânsito urbano, graças à sua ampla disponibilidade de torque - 127 Nm a 2.750 rpm - e potência  - 90 cv a 5.750 rpm. Um modelo que conquista pela economia no dia a dia urbano, mas que surpreende pelo comportamento dinâmico e desempenho na estrada. Uma importante evolução para atender a um consumidor cada vez mais racional e atento aos custos de utilização de seu veículo. “Equipamos nosso C3 com um motor que é reconhecido internacionalmente por sua alta tecnologia e eficiência energética. Além disso, estamos oferecendo um pacote de serviços diferenciado e exclusivo, que tornará o modelo um dos mais competitivos de seu segmento”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.

Divulgação

 

Motor PureTech: eficiência e bom desempenho

Por se tratar de um motor que alia bom desempenho e baixo consumo em iguais proporções, o PureTech 1,2 litro 3 cilindros FLEX proporciona maior agilidade no tráfego urbano e prazer ao dirigir ao modelo. Tudo isso com o atributo de ter o menor nível de consumo de combustível entre os motores de 3 cilindros já existentes no mercado nacional.

Graças à redução de peso, à diminuição do número de peças móveis e à menor existência de atritos no funcionamento do motor, o PureTech 1,2l Flex proporciona apreciáveis economia de combustível e diminuição de emissões em relação ao motor anterior - dependendo do parâmetro, essa redução pode chegar a até 32% em trânsito urbano.

No Citroën C3 PureTech, os índices de consumo urbano ficaram em 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (na mesma ordem).

Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 PureTech 1.2l Flex também ganhou agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças à disponibilidade do torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). Já a potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada.

“Devido à grande elasticidade do novo motor, o C3 PureTech exige poucas reduções de marchas no anda-e-para das grandes cidades. Ele vai surpreender nossos clientes, principalmente pelas boas retomadas de velocidade”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.

Divulgação

Tecnologias inéditas no segmento

Desenvolvido para atender às demandas específicas da América Latina, o novo motor PureTech 1.2l Flex se caracteriza por apresentar três cilindros e tecnologias de última geração. Trata-se de um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas. Possui como destaques tecnológicos:

  • 12 válvulas (quatro por cilindro);
  • Sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no injetor, permitindo a eliminação do reservatório de gasolina para a partida a frio quando o tanque está abastecido com etanol;
  • Duplo comando de válvulas variável, que favorece o enchimento dos cilindros em uma faixa de rotação mais ampla e torna o motor mais potente (tanto em baixas quanto em altas rotações);
  • Correia banhada em óleo;
  • Bomba de óleo variável;
  • Sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (Split Cooling);
  • Coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
Divulgação

 

Desenvolvido no Brasil

Antes de chegar ao mercado, o motor fabricado no Centro de Produção de Thémery, na região leste da França, passou por uma longa fase de testes para se adequar às condições brasileiras. Foram mais de 400.000 quilômetros rodados para validação do motor e adaptação ao veículo, além de 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro de motor). O PureTech 1,2l FLEX recebeu também várias alterações e adaptações em relação ao motor europeu, tais como:

- Pistões reforçados para utilização do etanol;

- Adoção de anéis de 1,2 mm de espessura, que favorecem a redução de atrito e, consequentemente, a redução do consumo de combustível;

- Bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões (jato de óleo no fundo dos pistões);

- Bronzinas reforçadas;

- Cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização com etanol;

- Válvulas de admissão reforçadas (nitretadas);

- Eletroválvula de canister adaptada para uso com etanol;

- Chicote de motor específico para o motor Flex, adaptado para o sistema de partida a frio;

- Presença de coxins hidráulicos de motor e caixa de câmbio, minimizando vibrações e ruídos;

- Alterações na admissão de ar do motor, para um menor ruído e maior desempenho;

- Uma nova linha de escapamento;

- Uma calibragem de software motor e umacartografia de pedal de aceleradorespecíficas;

- Um acerto específico do conjunto de embreagem.

 

Câmbio

A caixa de câmbio manual (MA), de cinco velocidades à frente, também foi adaptada aos novos valores de potência e torque do modelo, oferecendo uma condução mais dinâmica e precisa. Para isso, teve uma redução de 9% no diferencial, se comparado ao C3 europeu. Abaixo, as novas relações de marchas do modelo:

 

Relações de Marchas

3,636

1,950

1,281

0,975

0,767

Marcha à Ré

3,583

Diferencial

4,692

 

 

Estilo e conforto: receita para o sucesso de um compacto Premium

O estilo moderno e dinâmico tornou o C3 um dos modelos mais bem sucedidos do mercado brasileiro. Na dianteira, a sensação de robustez é estimulada pelos para-choques largos, associados a uma grade pronunciada, na qual se destaca o “chevron”, e ao capô de linhas fortes e vincadas. Abaixo dos faróis, as lanternas diurnas de LED transmitem personalidade e sofisticação próprias de segmentos superiores. O para-choque foi desenvolvido integralmente no Brasil e os vincos, acentuados, para melhor refletir a luminosidade do Brasil.

Visto de lado, o Citroën C3 exibe formas fluidas que confirmam uma excelente penetração aerodinâmica. A traseira é marcada por lanternas em formato de bumerangue invertido, que dão uma sensação de maior largura ao carro, contribuindo para o aspecto geral de robustez.

            A opção do para-brisa Zenith torna o C3 um compacto único no mercado. Um desenvolvimento técnico apurado permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou inédito ângulo de visão de 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção diferenciada do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial única. Proeza tecnológica, que oferece verdadeira visão em alta definição, sem limites.

            No interior, o Citroën C3 transmite valores como refinamento, elegância, esportividade e qualidade. Os ocupantes desfrutam de porta-objetos e tomadas 12V e USB, que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade.

“O Citroën C3 possui o maior Índice de Fidelização do segmento compacto (52%), o que atesta a grande satisfação por parte de nossos clientes. Clientes formados, em sua maioria, por famílias jovens e urbanas, sempre abertas às novas tendências e tecnologias”, explica Nuno Coutinho, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.

 

Central Multimídia com tela sensível ao toque

O Citroën C3 pode ser equipado com avançada Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, o que inclui diversas tecnologias de conectividade.

Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O novo sistema oferece diversos recursos, tais como:

- MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);

- Duplicação da tela do smartphone na tela da central multimídia;

- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;

- USB 2.0 input com corrente de 1A;

- Sistema de reconhecimento de voz por meio de smartphone;

- SmartApp Link MyCitroën*, permitindo o armazenamento de informações sobre o veículo no smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.

- Ar-condicionado digital: a nova central sempre será associada ao ar-condicionado digital.

 

Mirror screen

O «mirroring», ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroën, esta funcionalidade chama-se «MirrorScreen». O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:

- Integração e modernidade: respeito ao estilo pela duplicação do smartphone sobre a tela de 7'';

- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta;

- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas;

- Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para o sistema

Android e CarPlay para Apple;

- Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

           

Reconhecimento vocal via Smartphone

Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio da simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Possibilita por exemplo:

- Realizar chamadas;

- Escolher e reproduzir músicas;

- Ler e ditar mensagens de texto;

- Utilizar mapas para obtenção de itinerário;

- Ler notificações;

- Encontrar informações no calendário;

- Criar lembretes.

            Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de Bluetooth.

 

Link MyCitroën

O Link MyCitroën é um aplicativo para smartphone com branding Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações como:

- Autonomia;

- Consumo da última semana;

- Odômetro;

- Dados do último trajeto;

- Localização do veículo e continuidade na navegação;

- Próxima revisão.

O Link MyCitroën Funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações foi desenvolvida para as plataformas Android e Apple. Com o Link MyCitroën, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.

 

Mirror link

Para smartphones Android (via cabo USB), trata-se de um novo protocolo de duplicação de tela, desenvolvido no âmbito do Car Connectivity Consortium. A lista dos smartphones e apps compatíveis pode ser encontrada no link https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/ .

           

Car Play

Para smartphones Apple (via cabo USB clássico do iPhone), a lista dos smartphones e apps compatíveis está disponível no link https://www.apple.com/ios/carplay/ .

 

Compacto Premium

            Lançada no Brasil em 2012, a segunda geração do Citroën C3 amplificou o sucesso obtido pela primeira no mercado nacional – o modelo já acumula mais de 328 mil unidades vendidas no país desde seu lançamento. Moderno, requintado e elegante sem deixar de ser robusto, o C3 é um compacto Premium sedutor, tanto por seus atributos de estilo quanto pelo desempenho e pela tecnologia.

A primeira versão, Origine, é oferecida nas concessionárias a partir de R$ 46.490,00. Isso confere ao Citroën C3 grande competitividade: trata-se de um modelo completo, com conteúdos de série como ar-condicionado, direção elétrica; vidros, espelhos e travas elétricas; freios com ABS (Anti-lock Breaking System) + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), entre outros itens.

Já o Citroën C3 Attraction oferece os mesmos equipamentos do Origine, mais sistema de áudio com rádio AM/FM, Bluetooth com entrada USB, rodas de liga leve, faróis de neblina e vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, luzes diurnas em LED, entre outros diferenciais. A Central Multimídia é opcional. O C3 Tendance, acrescenta para-brisa Zenith, alarme e sensor de estacionamento traseiro, além da Central Multimídia opcional.

 

Pós-venda: manutenção a R$ 1 por dia

O Citroën C3 PureTech 1,2l Flex possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa e conta também com o competitivo Plano de Revisão a R$ 1 Por Dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365,00.

Por meio da Revisão a R$ 1 Por Dia, além do preço competitivo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódico, os proprietários do modelo terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais. Um ambicioso plano de manutenção que posicionará a marca como uma das mais competitivas do mercado automobilístico brasileiro.

“É um importante passo na busca da satisfação total de nossos clientes. Queremos que a marca Citroën, além de oferecer produtos inovadores, reconhecidos pelo seu design e conforto, seja também referência de Pós-venda no Brasil”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.

 Buscando total transparência, a Revisão a R$ 1 Por Dia terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

 “A revisão a R$ 1 por dia não é uma promoção”, explica Dercyde Gomes, diretor de Pós-Venda da Citroën do Brasil. “Ela é uma ação perene, reflexo da evolução na qualidade de nossos produtos e processos produtivos. Além disso, em parceria com nossa rede de concessionárias, realizamos uma série de renegociações com fornecedores diretos e indiretos, tudo para assegurar mais vantagens para nossos clientes”, conclui.

 

Abaixo, os principais serviços de Pós-venda oferecidos pela marca:

- Qualidade - Somente em um concessionário Citroën o cliente tem acesso às Operações Padrão da marca, além de poder contar com Mão de Obra capacitada e formada pela fábrica, Peças de Reposição originais e Ferramental específico;

- Garantia - Toda a linha Citroën de veículos de passeio possui 3 anos de Garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa;

- Citroën Assistance - Serviços de emergência disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer localidade do Brasil;

- Citroën iCheck - Uma tecnologia inovadora, com acesso via smartphone, tablet ou computador. Após deixar o carro em qualquer concessionária da marca para revisão ou reparo, o cliente receberá um SMS e um e-mail com um número PIN. Esse número é o código que deve ser usado ao acessar o site http://icheck.citroen.com.br .  A seguir, estará disponível um vídeo no qual o consultor da concessionária mostra e explica eventuais serviços cuja necessidade tenha sido detectada na oficina. Na mesma tela, estarão visíveis os orçamentos de cada serviço extra, que poderão ser aprovados pelo cliente em conjunto ou separadamente, ou simplesmente recusados.

- Chrono Service (Box de Serviços Rápidos) - Troca de pastilhas, correias, velas, escapamento, alinhamento, balanceamento e até instalação de acessórios, tudo em até duas horas;

- Carrosserie Express - Pintura e pequenos reparos com agilidade e baixo custo;

- Diagnóstico computadorizado - Sistema de avaliação e diagnóstico de forma automatizada e computadorizada;

- Plano de Revisão com Preços Fixos - Com intervalos regulares de 10.000 km e possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais;

- Centro de distribuição de peças - Somente peças originais garantem a segurança e a qualidade de um Citroën. São mais de 35.000 itens disponíveis com entrega imediata para todo o Brasil.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Citroen do Brasil

Comentários
Assista ao vídeo