Colaboradores - Lica Gimenes

Cultura negra é representada por escritores, artistas e contadores de histórias

17 de Junho de 2016

Principal evento cultural da cidade, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto envolve diferentes universos, oferecendo espaço para a discussão e difusão da cultura, da leitura e das artes. Nesta 16ª edição, a feira deu destaque em sua programação para a cultura negra, que foi representada em diferentes atividades promovidas por escritores, artistas e contadores de histórias.

Na última quinta-feira (16), os escritores, músicos e contadores de histórias, Débora e Julio D'zambê estiveram na Oficina Cultural Candido Portinari para uma atividade especial envolvendo diversos aspectos da cultura africana. No encontro, a dupla promoveu a Oficina de Bonecas de Retalhos Abatomi, com cantos, contos e de brincadeiras. "Como é bom nos reunirmos para aproveitar um lindo dia em um espaço tão especial como esse, que celebra a cultura, a leitura, as palavras e os sonhos", afirmou Débora.

Oficina de Bonecas de Retalhos Abatomi - Crédito Ste Frateschi 

 

Crédito Ste Frateschi 

Já nesta sexta-feira (17), o mesmo espaço da Oficina Candido Portinari recebeu uma oficina com a artista, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias, Kiusam Oliveira. Doutora em educação e mestre em psicologia, Kiusam promoveu uma atividade voltada especialmente para os professores, que compareceram em peso. "Vim trazer até vocês essa conversa sobre assuntos importantes, como questão de gênero e relações étnico-raciais, mas de uma forma leve, envolvendo o corpo e as artes", disse a artista.

Kiusam Oliveira - Crédito Luiz Fernando Cervi 

 

lCrédito Luiz Fernando Cervi 

As duas atrações contaram com a interação do público. Através de dinâmicas, canções, danças e contações de histórias, os expositores conseguiram chamar a atenção dos participantes e passar ensinamentos da cultura negra e afro-brasileira. "Esse tipo de dinâmica é boa pra quebrar o gelo, tirar a tensão e aproveitar melhor o nosso encontro", revelou Kiusam.

Além destas atividades, a feira reuniu momentos como a intervenção poética Palavra Preta, realizada na Esplanada do Theatro Pedro II, no dia 14 de junho, às 17h. Além disso, neste sábado (18), às 18h, acontece o Sarau Preto, no Centro Cultural do Quintino II.

O Sarau Preto é organizado por Daniel Ramos, Marcelo Domingos, Ietundê Monteiro e Anna Silva com apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e existe há quase dois anos. Acontece sempre no primeiro sábado de cada mês e reúne cerca de 50 pessoas interessadas em arte, poesia e cultura negra. Para eles, a troca de ideias, de olhares, o fortalecimento da identidade negra, o florescimento de novos poetas, o pertencimento e o processo de desenvolvimento de pessoas que já escreviam, são alguns dos aspectos mais importantes do encontro. “Estamos vivendo, coletivamente, um processo interessante de empoderamento através da palavra cantada, escrita, lida ou falada. Espero que nosso público continue crescendo - que seja cada vez mais heterogêneo e ao mesmo tempo consiga manter esta sintonia que faz a roda girar”, diz Daniel Ramos.

 

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves – Transporte e BancoItaú. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.

Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.

 

Crédito: Verbo Nostro Comunicação Planejada 

Comentários
Assista ao vídeo