Viver - Saúde

Qual é a importância do controle e a prevenção de cárie durante a gestação?

24 de Maio de 2016

A gravidez é um período muito especial na vida da mulher, e representa potencialmente uma mudança de foco: a gestante passa a atentar mais para o novo ser que virá em breve. Essa mudança de foco pode resultar em alteração da dieta alimentar (a gestante pode aumentar a quantidade e a frequência de ingestão de carboidratos), bem como em dificuldade/diminuição da higiene bucal causada pelo enjoo. Adicionalmente, as alterações hormonais que acontecem na gravidez podem causar sangramento gengival sem causa aparente, o que faz a gestante pensar, muitas vezes, que está machucando a gengiva com a higiene, e negligenciar o processo de escovação. Sendo assim,  uma dieta mais cariogência, aliada à negligência quanto à higiene oral, pode resultar em doença cárie.

            Quem já teve dor de dentes é capaz de responder ou imaginar uma resposta a esta questão. Certamente, uma dor de dentes ou um abscesso gengival durante a gestação não é algo desejável – é algo que deve ser evitado por vários motivos: (1) os tratamentos dentários devem ser idealmente marcados durante o segundo trimestre de gestação, uma vez que nesse período o bebê já está formado, os enjôos já cessaram e a barriga ainda não causa desconforto na posição da cadeira do dentista; (2) as situações de estresse e dor durante a gestação certamente não são agradáveis nem para a mãe, nem para o bebê; (3) a literatura científica demonstra que mães com baixos níveis de saúde oral tendem a ter bebês prematuros e de baixo peso.  

Assim sendo, o tratamento envolve inicialmente a orientação da dieta alimentar e o controle adequado da placa bacteriana (tratamento não invasivo), embora possa necessitar de anestesia local e de radiografias. AInda que os anestésicos atuais e os equipamentos de Raios x sejam extremamente seguros, a conduta e a escolha do tratamento devem ser avaliadas a cada caso, de acordo com a orientação da equipe médica-odontológica.

            Em linhas gerais, quando considerar ter um bebê, junto com sua avaliação médica pré-natal, inclua a visita ao dentista!

            Caso ocorra cárie, o tratamento pode ser feito durante a gestação? Se sim, é preciso tomar alguns cuidados especiais?

Sim, o tratamento pode (e em alguns casos precisa) ocorrer durante a gestação, preferencialmente em sessões mais curtas e durante o segundo trimestre da gestação. Converse aberta e francamente com o seu médico sobre observações ou restrições que ele julgue importantes, com relação ao tipo de anestésicos, antibióticos ou analgésicos, ou aos exames radiográficos. 

            Existem possibilidades da cárie atrapalhar a gestação ou causar problemas para o bebê? Explique.

As consequências do aparecimento de lesões cariosas na gestante envolvem medo, estresse e dor, o que aumenta os níveis de adrenalina e cortisol sanguíneos, influindo também no bebê.     Como já foi citado, essa situação deve ser evitada, bem como a saúde oral da gestante deve estar mantida, visando evitar o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso. Como citado acimaa literatura científica demonstra que mães com baixos níveis de saúde oral tendem a ter bebês prematuros e de baixo peso.  

Com tantos enjoos e falta de tempo durante a gravidez, como é possível manter uma higiene adequada? Além disso, como deve ser essa higiene?

            O enjôo costuma ocorrer na presença (ou simples lembrança!) de alguns sabores e odores, e pode aparecer mais frequentemente em horas específicas do dia. Dessa forma, use mais de uma marca de creme dental, com sabores e cores diferentes, e descubra também em quais horários você tem enjôo para fazer a higiene bucal fora desses horários. Você não precisa necessariamente fazer a escovação após a refeição. Você pode inclusive fazer a higiene bucal ANTES da refeição.

            Com relação à escovação, o dentista ou a TSB (Técnica em Saúde Bucal) lhe indicarão a melhor escova, fio/fita dental e dentifrício para o seu caso. A higiene deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, sendo a principal higiene aquela que se faz antes de dormir!  

            “Boa Hora”.

Dr. Sérgio Siqueira Júnior , DENTISTA - CRO 50346, especialista em Periodontia e em Implantodontia . Também é mestre em implantodontia e Pós Graduado em Odontologia estética. Atualmente é professor do curso de especialização em Implantodontia e Odontologia Estética do Senac/SP e  colaborador regular de outros cursos em São Paulo, Americana, Curitiba, Campinas etc. É membro ativo e palestrante do ITI (International Team for Implantodontology) e da Academia Americana de Implantodontia. 

Comentários
Assista ao vídeo