Business -

Fast Açaí faz primeiro carregamento de açaí para o exterior

17 de Maio de 2016

Rede goiana de alimentação saudável concretiza plano de expansão internacional de seus negócios.16 toneladas de açaí e cupuaçu serão enviadas ao porto de Jacksonville, na Flórida, para abastecer duas unidades em Orlando, nos EUA

 

Carregamento de açaí e cupuaçu levará 20 dias para chegar na Flórida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de conquistar o Brasil, o açaí, fruto originário da Amazônia Brasileira que ficou mundialmente conhecido por suas propriedades energéticas e nutricionais, tem rompido fronteiras e hoje é considerado como uma superfruta pelos norte-americanos. De olho nesse mercado, a Fast Açaí prepara a abertura de duas unidades no Estado da Flórida. Nesta quarta-feira (11/5), a franquia despacha a primeira carga efetiva de açaí e cupuaçu para os Estados Unidos. Serão 12 toneladas de açaí e mais  4 toneladas de cupuaçu para manter as duas lojas que serão abertas em Orlando, em junho.

 

O contêiner será carregado hoje à tarde na sede da fábrica, em Aparecida de Goiânia, com destino ao Porto de Santos, de onde seguirá para Jacksonville, na Flórida. No total, serão  20 dias de viagem marítima. Para manter a qualidade o produto será resfriado a  -18ºC e a previsão de chegada ao solo americano é para o dia 16 de junho.  De acordo com gerente de operações internacionais da Fast Açaí, Odilon Moura, a carga seria suficiente para abastecer as duas lojas por cinco meses.

 

Para a franquia, que nasceu em Goiás, este é um passo que evidencia o sucesso da marca, fundada há apenas dois anos. “A expectativa é de que outras cinco unidades passem a funcionar nos EUA até dezembro, o que irá gerar um aumento na quantidade de produtos embarcados. A ida para o exterior representa um novo passo e leva a marca a um outro patamar no mundo dos negócios”.  A rede atua no segmento de "healthy fast food" (refeição rápida e saudável), traz o Açaí Express como carro-chefe, mas oferece também cupuaçu express, sanduíches naturais, wraps e prepara-se para ampliar seu cardápio.

 

O plano de expansão da empresa está alicerçado nos programas de internacionalização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).  Um dos fatores que motivaram a abertura de lojas nos EUA são os hábitos alimentares dos norte-americanos. Conforme um estudo elaborado pelo  Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a população dos EUA, conhecida por ser a maior consumidora de fast food no mundo, tem buscado cada vez mais um estilo de vida mais saudável.

 

Outro comportamento relevante dos americanos é que eles conhecem os potenciais da fruta e o consumo de açaí é grande, mas em formas diferentes da mais comum aqui no Brasil, o açaí na tigela. A fruta ainda é consumida em cápsulas ou em sucos mistos com frutas mais familiares aos norte-americanos como: maçã, uva ou amora. “Os norte-americanos ainda não conhecem o quanto a fruta na sua versão mais saborosa”, diz.

 

O próximo passo da rede será a implantação de uma unidade de produção para fabricação dos outros itens do cardápios - sucos, wraps e sanduíches naturais - que visam tanto atender a exigências sanitárias do país quanto diminuir custos. “Temos sócios baseados nos Estados Unidos e o plano, em curto prazo, é constituirmos uma nova sede  nos EUA”.

 

Atualmente, a Fast Açaí investe no estreitamento de relações com investidores de outros estados americanos, como Califórnia, Texas, Georgia e Nova York e tem recebido outras propostas. “No último mês, recebemos visitas de empresários colombianos, sul-coreanos e portugueses, interessados no potencial do produto. Estamos dialogando”. No Brasil, a empresa atingiu a marca de 95 lojas espalhadas em 11 estados em menos de dois anos. A intenção para 2016, além de aumentar sua presença no exterior é de atingir a marca de 200 unidades em funcionamento no Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo