Colunistas - Rodolfo Bonventti

Um feirante, uma professora e uma moça ambiciosa, o trio da nova novela de Vietri

12 de Maio de 2016

Quando em 31 de maio de 1976 estreou a nova novela de Geraldo Vietri. “Os Apóstolos de Judas”, novamente no horário das 19 horas da TV Tupi, e outra vez escrita e dirigida por ele, o público e os críticos especializados tinham certeza de que a audiência e o sucesso estavam garantidos.

 

Também os atores se repetiam e a maior parte havia trabalhado com ele no sucesso anterior de “Meu Rico Português”, a começar pelo casal central, novamente formado por Jonas Mello e Márcia Maria, dois atores que sempre tiveram um forte relacionamento artístico e pessoal com o autor e diretor. Mas desta vez, e esta deve ter sido uma das poucas novidades da nova novela, o triângulo amoroso seria muito mais forte com a presença de outra grande atriz, Berta Zemel.

 

Jonas Mello vivia Judas, um feirante grosseirão mas romântico, que tinha uma banca de peixes e que se apaixonava por Marina, uma jovem muito bonita e também muito ambiciosa, vivida por Márcia Maria, e cujo sonho era se casar com o dono do frigorífico onde ela trabalhava. Compondo o triângulo central estava a doce e bondosa professora Berenice, apaixonada por Judas mas ignorada por ele, papel brilhantemente vivido por Berta Zemel.

 

Como já acontecera na novela anterior de Vietri, “Meu Rico Português”, e também em “Antonio Maria” do mesmo autor, o galã da história termina rico e resolve todos os problemas. Em “Os Apóstolos de Judas”, o personagem Judas vive com algumas dificuldades mas é surpreendido quase no final da trama com uma herança inesperada que o deixa como um excelente partido.

 

Jonas Mello procurou não repetir a linha de galã que havia adotado na história anterior e se saiu muito bem como o feirante sem cultura e educação mas extremamente solidário e apaixonado. Coube a Márcia Maria viver uma heroína que tinha muito de vilã e que no final recebeu uma inesperada lição de vida e a atriz teve em Marina um dos seus melhores desempenhos nas telenovelas. E Berta Zemel que havia brilhado em “Vitória Bonelli”, novamente chamou a atenção de todos com mais uma interpretação primorosa.

 

Outros atores também se destacaram como Laura Cardoso vivendo a portuguesa Dona Fátima; Sadi Cabral como o velho mendigo Tomé, na verdade dono de uma grande fortuna; Dina Lisboa como a bondosa e humilde dona Dulce e Chico Martins como Cristiano.

 

A novela não repetiu os mesmos índices de “Meu Rico Português”, mas se manteve no ar com bons pontos no Ibope, embora também não pode ser considerada uma das melhores produções de Vietri, que nos últimos capítulos, estressado e com problemas de saúde, foi substituído na direção da novela por Duarte Gil.

 

 No grande elenco, além dos nomes já citados estavam também Wilson Fragoso, Etty Fraser, João José Pompeo, Kate Hansen, Marisa Sanches, Paulo Figueiredo, Flamíneo Fávero, Solange Theodoro, Sidneia Rossi, José Policena, Ivanise Senna, Agenor Vernin, Roberto Rocco, Yara Marques, Arnaldo Weiss, J. França, Gloria Nascimento, Gilbert, Uccio Gaeta, Luiz Carlos Parreiras e Maria Cecília.

Foto 1 - Márcia Maria, Jonas Mello e Berta Zemel formavam o triângulo central da novela

Foto 2 - Jonas Mello vivendo o personagem principal da novela ocupou capas das revistas da época 

Foto 3 - Laura Cardoso, Berta Zemel e Jonas Mello tiveram grandes momentos na novela de Vietri

Foto 4 - Etty Fraser, Kate Hansen, Paulo Figueiredo, Márcia Maria e Marisa Sanches em cena da novela

Foto 5 - José Policena e Berta Zemel viviam pai e filha em "Os Apóstolos de Judas"

Foto 6 - Outros trabalhos marcantes na história foram os de Márcia Maria, Dina Lisboa e Chico Martins

Foto 7 - Jonas Mello e Laura Cardoso como Judas e dona Fátima na novela das 19 horas da TV Tupi

Foto 8 - Wilson Fragoso e Márcia Maria faziam um par romântico. Ele era o chefe dela em um frigorífico
Comentários
Assista ao vídeo