Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma Vez

5 de Maio de 2016

O realismo fantástico de Saramandaia foi mais uma experimentação de Dias Gomes

 

O autor Dias Gomes deixou sua marca na televisão brasileira e na nossa teledramaturgia pelas várias experiências que realizou em termos de linguagem e de novas narrativas. E entre todas elas, não há a menor dúvida de que “Saramandaia” foi a mais original.

 

A novela estreou em maio de 1976 e teve 160 capítulos recheados de um realismo fantástico que fazia lembrar um pouco os filmes do italiano Federico Fellini e os romances do colombiano Gabriel Garcia Marquez. Efetivamente, uma nova experiência no horário das 22 horas da TV Globo e na história da nossa teledramaturgia.

 

Dirigida com muita competência por Wálter Avancini e Gonzaga Blota, a novela se passava na fictícia cidade de Bole-Bole, que queria mudar o seu nome para Saramandaia, e no confronto de duas facções e em meio a personagens muito excêntricos.

 

De um lado está o grupo do Coronel Zico Rosado que representa os tradicionalistas que querem manter o nome da cidade, e do outro está o grupo liderado pelo coronel Tenório e pelo vereador João Gibão, que lutam pela mudança do nome para Saramandaia.

 

E em meio a essa disputa política, desfilam personagens nada comuns nas nossas novelas como o coronel Zico Rosado que põe formigas pelo nariz ao ficar nervoso ou ser contrariado; o professor Aristóbulo que se transforma em lobisomem todas as noites de quinta-feira; o pacato vereador João Gibão que tem um par de asas e quer voar; a sensual Marcina que quando excitada fica em brasa e queima quem a tocar; seu Cazuza que fica tão vermelho que seu coração vai parar na boca e dona Redonda que explode em plena praça publica de tanto comer.

 

Com personagens tão excêntricos, Dias Gomes conseguiu construir uma história que, segundo ele mesmo declarou em várias entrevistas, lhe deu muito prazer em escrever, e que prendeu a atenção dos telespectadores que estavam sempre ávidos em tentar descobrir que destino teria cada um desses tão diferentes personagens.

 

Um grande elenco que soube dar conta do recado e que possibilitou grandes atuações como as de Castro Gonzaga vivendo Zico Rosado; Juca de Oliveira na pele de João Gibão; Ary Fontoura perfeito como o professor Aristóbulo; Sonia Braga como a ”quente” Marcina; Dina Sfat como Risoleta, a namorada do lobisomem; Eloisa Mafalda, a Maria Aparadeira e Rafael de Carvalho, seu Cazuza Moreira.

 

A novela marcou a estréia na emissora de Antonio Fagundes, que vinha da TV Tupi e aqui fez par romântico com Yoná Magalhães, vivendo o irmão de João Gibão, Lua Viana, prefeito da cidade. E a química entre Fagundes e Yoná funcionou, embora a atriz fosse, na vida real, 14 anos mais velha que ele.

 

Ainda no grandioso elenco se destacaram Wilza Carla como a Dona Redonda e mais Sebastião Vasconcelos, Milton Moraes, Ana Maria Magalhães, Carlos Eduardo Dolabella, Elza Gomes, Ana Ariel, José Augusto Branco, Pedro Paulo Rangel, Marília Barbosa, Brandão Filho, Wellington Botelho, Teresa Cristina Arnaud, Carlos Gregório, Natália do Valle, Francisco Dantas, Chica Xavier, Reynaldo Gonzaga, Lajar Muzuris, Milton Gonçalves, Jorge Gomes, Maria Helena Velasco, Maria Rita, Augusto Olímpio, Apolo Correia, Juju Pimenta e Germano Filho.

 

Destaque ainda para as participações especiais de dois grandes atores: Tarcísio Meira como D.Pedro I e de Francisco Cuoco como Tiradentes, em mais uma “invenção” de Dias Gomes no decorrer da trama.

Foto 1 -  A novela tinha uma abertura com efeitos e música diferentes do que se via até então

Foto 2 -  Sonia Braga, Yoná Magalhães e Antonio Fagundes estavam nos principais papéis

Foto 3 -  Juca de Oliveira era o sonhador João Gibão que tinha asas e queri voar pela cidade

Foto 4 -   Wilza Carla teve o seu melhor papel na televisão como a enorme Dona Redonda

Foto 5 -   Ary Fontoura foi o enigmático professor Aristóbulo que virava lobisomem

Foto 6 -  Castro Gonzaga, outro brilhante desempenho como o coronel Zico Rosado 

Foto 7 -  Dina Sfat, Natalia do Valle e Ary Fontoura em uma cena da novela "Saramandaia"

Foto 8 - Um grande e competente elenco contribuiu para o sucesso da obra de Dias Gomes

 

Comentários
Assista ao vídeo