Notícias - Televisão

Apresentador Rodrigo Pagliani visita a Base de Radiopatrulha Aérea de Ribeirão Preto

2 de Maio de 2016

O apresentador do Balanço Geral SP do interior, Rodrigo Pagliani, que comanda o programa de segunda a sexta-feira ao meio dia na TV Record, fez uma visita institucional à Base de Radiopatrulha Aérea de Ribeirão Preto. 

Esq. p/ dir. Cabo Gilmar, Sargento Souza, Sargento Marim, Rodrigo Pagliani, Capitão Jocilenio, Capitão Seminate
Foto: Godi Júnior

De 2006 a 2016, o helicóptero da Polícia Militar teve mais de quatro mil horas de vôo, sendo 11.042 apoios efetuados, 837 autos localizados, 277 armas de foto apreendidas, 1848 infratores detitos e R$ 2.577.775,00 de valor recuperado.

Histórico

Em 04 de março de 2006, fruto do esforço conjunto do Comando de Policiamento do Interior-3, Coronel PM Roberto Antonio Diniz, iniciativa privada e poder público constituído, foi criada no norte do Estado de São Paulo, a Base de Radiopatrulha Aérea de Ribeirão Preto, responsável pelo policiamento aéreo direcionado a mais de 3.200.000 cidadãos, residentes em 93 municípios, distribuídos em uma área de 39.066 Km2.

Como sede, deliberou-se o município de Ribeirão Preto, devido à posição estratégica e importância sócio-econômica que tem para a região. Sua população de 558.136 habitantes, o 9º maior do Estado, dividida em uma área de 650,37 Km2, conta com um invejável complexo de saúde e ensino, totalizando 214 escolas e 139 estabelecimentos de saúde, incluindo o Hospital das Clínicas, nacionalmente reconhecido pelas suas especializações.

Tamanho destaque regional, aliado à significativa incidência de crimes, motivou a vinda de uma aeronave em definitivo, passando ela a integrar operações das mais diversas naturezas em conjunto com o policiamento local, intervindo, imediatamente, num raio de 50 Km ao redor de Ribeirão Preto. Sua privilegiada localização geográfica veio minimizar os efeitos da distância que separa a capital da região norte do Estado, viabilizando apoios mais rápidos e eficazes nesses municípios afastados.

Com patrocínio da iniciativa privada e da Prefeitura Municipal o hangar foi inaugurado em 10 de setembro de 2008, no aeroporto Leite Lopes, em um terreno de 2.151 m², cedido pelo Departamento de Aviação do Estado de São Paulo (DAESP). O hangar possui todas as facilidades, tais como, sala de rádio, operações, manutenção aeronáutica, logística, comando, sala de oficiais, administração, recepção com banheiros social e para portadores de necessidades especiais, sala de treinamento, copa e cozinha e três alojamentos. São 600m² para hangaragem de aeronaves e 400m² para salas operacionais e administrativas.

Comentários
Assista ao vídeo