Colunistas - André Garcia

Avaliação da renovada BMW F800R

28 de Abril de 2016

Texto e fotos: André Garcia e Divulgação BMW

 

Em 2011 fiz uma avaliação da F800 R onde pude leva-la para o uso urbano, rodoviário e track day. Segue o link: http://www.bestriders.com.br/bmw-f-800-r-e-sinonimo-de-diversao/

Em 2014 a BMW mudou a F800 R, apresentando-a durante o EICMA – Salão de Milão.

Há quem diga que perdeu personalidade com o novo formato do farol, na realidade a BMW mudou a identidade visual do modelo na tentativa de criar outra identidade ou personalidade e aproximando do modelo R 1200R.

Apesar do modelo antigo ser apelidado de “Cerveró”,  dado os faróis assimétricos, tanto o modelo anterior como o atual me agrada.

O que mudou mesmo, foi o comportamento desta naked. Se você leu o teste anterior no link acima, pilotando a versão 2015 no modelo 2016, nota-se que a F 800R se tornou mais confortável, mais comportada dinamicamente falando.

Além do farol, agora notamos ao sentar na moto que o painel ficou mais longe, o banco ficou mais baixo, as pedaleiras mais baixas e recuadas a frente, tudo para o piloto ficar mais ereto e relaxado durante a pilotagem. As pernas continuam se encaixando bem no falso tanque, já que o verdadeiro fica embaixo do banco com o bocal na lateral, algo que podia ser adotado pela Honda na NC750X.

Os botões de punho continuam iguais do modelo 2011 que avaliei, padrão BMW, todavia, achei que o computador de bordo, no modelo avaliado, ficou menos intuitivo, não consegui por meio do botão acessar informações (consumo instantâneo, odômetro parcial, pressão do pneus, etc..., que agora é necessário acessar por botão no painel.

Ao ligar você nota um som bem mais abafado, sim ela ficou mais silenciosa e só urra como no modelo 2011 depois dos 6000RPM.

Se em 2011 sofria para rodar em baixa velocidade em 1ª ou 2ª marchas, agora isso foi resolvido, você pode rodar em ambas sem aquela “engazopada” irritante.

Dado a mudança para suspensão invertida, mantido o amortecedor de direção, a frente da F 800R ficou bem mais estável o que agora é possível ser pilotada por quem não tem tanta experiência, já que antes era muito arisca.

Na cidade a tocada é tranquila e é possível andar em 3ª marcha a 50km/h, vez ou outra, dado o estreitamento das faixas de rolamento e dependendo do carro que estiver ao seu lado, você pode sentir dificuldade em transpor o corredor devido aos retrovisores, mas nada grave. Torque está disponível desde as baixas rotações, mas ela continua pedindo redução, não se trata de um motor linear, apesar da melhora mencionada. O que incomoda é o calor emanado do motor em tráfego pesado. Realmente, a BMW precisa rever isso, já que no Brasil não se faz o frio Europeu.

Outro ponto que podia ser melhorado é a vibração. Em relação ao modelo anterior, dependendo da rotação e olhando minhas anotações, achei que piorou.

Na rodovia seja em longas retas ou trechos sinuosos ela é bem estável, trafega como em trilhos, suspensão tem acerto que privilegia o conforto, mas permite uma tocada mais radical. Curiosamente peguei essa BMW depois de 1 semana com a Monster 821 e pude notar que apesar de todas as qualidades dessa 800 bávara, ela é bem mais lenta em curvas que sua concorrente italiana, todavia, mais “confortável” se é que é correto assim dizer, por isso coloco entre aspas, por ser menos esportiva, não que a Monster não seja confortável, na minha modesta opinião, a F 800R perdeu um pouco da pimenta que tinha no modelo 2011 e ficou mais “tiozão”.

O preço antes do aumento, tornava essa BMW atraente, todavia, com o aumento e diversificação de modelos com opcionais a análise tem que ser mais criteriosa.

Freios continuam excepcionais! Apesar que ainda acho o ABS intrusivo cedo demais.

Com modelos concorrente com projetos mais novos, confesso que não sei se compraria a F 800R. É uma excelente motocicleta, tem grife, mas teria que ser melhor analisado valor de manutenção por exemplo.

Por fim, o consumo melhorou muito, difícil ela não ser econômica, mesmo quando exigida ao extremo, fiz 16,9km/l., em tocada mais tranquila passa fácil os 20km/l o que é excepcional para uma bicilíndrica de 800cc.

 

 

 

Preço: F 800R Premium – R$ 43.900,00

           F 800R Ride - R$ 42.900,00

 

Ficha Técnica:

Motor

 

Tipo

Sistema de refrigeração líquida, bicilíndrico de 4 tempos, quatro válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote e sistema de lubrificação com cárter seco

Diâmetro / curso

82 mm x 75.6 mm

Cilindrada

798 cc

Potência máxima

90 hp (66 kW) a 8.000 rpm

Torque máximo (Nm)/RPM

86 N.m a 5.800 rpm

Taxa de compressão

12,0:1

Preparação do combustível / gestão do motor

Injeção eletrônica de combustível

Catalisador

3 vias com sonda Lambda

Desempenho / Consumo de Combustível

 

Velocidade máxima

> 200 km/h

Consumo (90 km/h)

-

Consumo (120 km/h)

-

Combustível

-

Alternador / Autonomia

 

Alternador / Autonomia

Trifásico, potência nominal de 400 W

Bateria

Selada, 12 V, 12 Ah

Transmissão

 

Embreagem

Discos múltiplos em banho de óleo, controlados mecanicamente

Câmbio

Caixa de transmissão não sincronizada com 6 velocidades integrada ao bloco do motor

Transmissão

Conjunto corrente/coroa/pinhão com coxins montados no cubo da roda traseira

Ciclística / freios

 

Quadro

Quadro fundido em alumínio e estrutura tipo dupla viga. Motor integrado com função estrutural.

Suspensão dianteira

Garfo telescópico invertido

Suspensão traseira

Balança traseira fundida em alumínio monoamortecida com amortecedor central. Ajuste hidráulico da pré-carga da mola traseira via manipulo. Amortecimento e retorno ajustáveis.

Curso da suspensão dianteira / traseira

125 mm / 125 mm

Distância entre eixos

1.526 mm

Trail

100 mm

Ângulo da coluna de direção

64°

Rodas

Fundidas em Alumínio de Liga Leve

Roda dianteira

3.50 x 17"

Roda traseira

5.50 x 17"

Pneu dianteiro

120/70 ZR 17

Pneu traseiro

180/55 ZR 17

Freio dianteiro

Discos duplos flutuantes com diâmetro de 320 mm, pinça flutuante de 4 pistões

Freio traseiro

Disco simples, diâmetro de 265 mm, pinça flutuante com um pistão

ABS

BMW Motorrad ABS

Dimensões / pesos

 

Comprimento (mm)

2.145

Largura (mm)

860

Altura (mm)

1.235

Altura do banco (mm)

790

Curvatura das Pernas

1.780

Peso em ordem de marcha

202 kg

Peso seca 1)

-

Peso total permitido

405 kg

Carga útil (com equipamento de série)

203 kg

Capacidade do tanque de combustível

15l

Reserva

Aprox. 3l

 

Comentários
Assista ao vídeo