Colunistas - Rodolfo Bonventti

O humor baseado na sátira de costumes e na crítica social do Planeta dos Homens

25 de Abril de 2016

 

Durante seis anos, de março de 1976 a fevereiro de 1982, a TV Globo exibiu no horário nobre das 21 horas, às segundas-feiras, um legítimo campeão de audiência e de humor fino e crítico: o “Planeta dos Homens”, uma brilhante criação de Max Nunes e Haroldo Barbosa, estrelada por um time de humoristas de primeira linha onde se incluíam Jô Soares, Paulo Silvino, Agildo Ribeiro, Carlos Leite, Berta Loran, Sonia Mamede, Miéle e Orival Pessini, entre muitos outros.

 

Os textos do programa eram de Jô Soares, Max Nunes, Haroldo Barbosa, Hilton Marques, J.Rui, Afonso Brandão, Sérgio Rabello e Luís Fernando Veríssimo, com a direção geral a cargo do também ator Paulo Araújo. A ideia central era exibir um programa de humor com muita sátira de costumes, muita crítica social e política e fazer paródias de programas de rádio.

 

Em uma época em que ainda havia censura na televisão brasileira, nos seus primeiros anos o programa enfrentou alguns problemas com os censores que liam os textos antecipadamente, e teve vários esquetes com teor político totalmente eliminadas, mas com o tempo, conseguiram até criar um quadro em que um cavalinho entrava em cena dizendo que “prendia e arrebentava”, em uma clara alusão ao presidente João Baptista Figueiredo, um militar apaixonado por cavalos.

 

Outro problema foi a abertura do programa que exibia uma belíssima mulher, vestindo apenas um biquíni e que saía da casca de uma banana que um macaco abria. Nos dois primeiros anos do programa, a atriz e bailarina Wilma Dias, que interpretava a tal mulher, teve que substituir o biquíni por um maiô muito mais comportado por uma decisão dos censores.

 

O ator Stenio Garcia e o comediante Orival Pessini viviam os macacos Sócrates e Charles e usavam máscaras vindas dos Estados Unidos. Eles representavam macacos inteligentes que viviam intrigados com as contradições dos seres humanos. Uma brilhante criação de Orival Pessini, que desde o início da atração dava uma ideia do tipo de humor que o “Planeta dos Homens” ia trazer para o público.

 

Alguns bordões ficaram inesquecíveis como o macaco Sócrates encarando a câmara e dizendo: “Não precisa explicar. Eu só queria entender” ou “O macaco é que tá certo”, além do bordão “Xuxu, apaga a luz”, que envolvia o casal Kika e Xuxu.

 

Com um cenário arrojado e esquetes curtos de cinco minutos em média, o programa tinha nos humoristas Jô Soares, Paulo Silvino e Agildo Ribeiro o seu grande trunfo, mas um elenco grande e muito competente também conquistava o telespectador.

 

Ao lado dos comediantes já citados acima estavam também Miéle, Carlos Leite, Berta Loran, Stenio Garcia, Clarice Piovesan, Antonio Carlos Pires, Sonia Mamede, Orival Pessini, Luiz Delfino, Alcione Mazzeo, Wilma Dias, Álvaro Aguiar, Bia Nunes, Eliezer Mota, Ísis de Oliveira, Nuno Leal Maia, Marlene Silva, Renata Fronzi, Ricardo Petraglia, Roberto Azevedo, Tony Ferreira, Marlene Silva, Alexandre Régis, Carlos Poyart, Leina Krespi, Farnetto, Catita Soares, Farnetto, Hailton Faria, Lídia Mattos e Fabíola Francarolli.

Foto 1 - O programa humorístico ficou no ar de 1976 a 1982

Foto 2 - Orival Pessini, Ana Maria Nascimento e Jô Soares no programa

Foto 3 - Agildo Ribeiro era um dos principais humoristas do programa global

Foto 4 - Milton Carneiro e Jô Soares em "O Planeta dos Homens" em 1978

Foto 5 - Paulo Silvino tambem era um dos destaques do programa das segundas-feiras

Foto 6 - Clarice Piovesan, Paulo Silvino e Stenio Garcia em cena do programa

Foto 7 - Agildo Ribeiro e Jô Soares criaram personagens inesquecíveis

Foto 8 - Leina Krespi e Jô Soares no grande elenco do campeão de audiencia

 

 

Comentários
Assista ao vídeo