Terça-Feira | 19 de Abril de 2016 | 14h50

Novelas, filmes, televisão e outras artes e suas trilhas sonoras.

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música! Para desopilar um pouco da negatividade midiática que tem comprimido todos os estilos de música em um único segmento, resolvi falar da arte de se musicar imagens, ou seja, a escolha das trilhas sonoras.

Esta história da parceria de poesia e música, ou interpretação e música é tão ancestral quanto as tragédias gregas e, não pretendo ir tão longe assim para comentar os atributos da arte de sincronizar um momento, um sentimento ou apenas uma cena com a música adequada. Prefiro abordar o tema já a partir do cinema, e mesmo assim já faz bastante tempo.

Mesmo antes de ser falado, o cinema mudo era um completo dependente da música de fundo, pois ainda não existia a tecnologia de se gravar a música nas películas primitivas de acetato e com isso, pianistas e maestros tinham que executar as músicas ao vivo e ao lado das telas de projeção, por isso os cinemas antigos tinham a mesma estrutura de um teatro ou ópera.

Com o passar dos anos, a evolução natural trouxe a opção de se colocar a música exata, para o momento exato e o sucesso das trilhas se tornou parte integrante do cinema, inclusive com uma premiação própria nos maiores festivais de cinema do mundo. O primeiro filme “Fantasia”(1940), de Walt Disney é praticamente obrigatório quando se fala do assunto, explicando didaticamente cada instrumento da orquestra, sua frequência e seu momento, e a animação foi feita para obras requintadas como: Dança das Horas, Tocata e Fuga, Quebra Nozes, noite na Montanha Careca entre outros.

Na memória cinematográfica, sempre existe uma música relacionada, assim como o Tema de Lara para Doutor jivago, As Time Goes By  para Casablanca, ou dos mais modernos e marcantes Robin Hood com Everything I Do e Armagedom com I Don´t Wanna Miss a Thing e outra infinidade de filmes marcantes com suas trilhas. Notem que eu não citei nenhum filme musical e sim somente trilhas, os musicais precisam de uma coluna exclusiva só pra eles.

Ainda se colocarmos todas as aberturas de séries, novelas e programas em geral que acompanham nossas vidas, conseguimos perceber o trabalho muito bem feito por profissionais realmente competentes e que tornam personagens e cenas imortais em nossas memórias.

O que continua valendo é podermos degustar da fusão da 7ª arte com as nossas músicaspreferidas!!!

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.