Colunistas - Rodolfo Bonventti

A novela da Tupi que conseguiu reunir todo o clã de Paulo Goulart na telinha

9 de Abril de 2016

O casal Paulo Goulart e Nicette Bruno conseguiu a proeza de reunir toda a família, em uma única produção da TV Tupi: foi em “Papai Coração”, uma adaptação de José Castellar para a história original de Abel Santa Cruz, que em vários outros países foi exibida como o nome de “Carinha de Anjo”.

 

E olha que a família não era pequena. Estavam portanto no elenco de “Papai Coração”: o pai Paulo Goulart, vivendo o papel título, a mãe do clã Nicette Bruno, a sogra Eleonor Bruno, os filhos Bárbara Bruno, Beth Goulart e Paulo Goulart Filho e o genro Kiko de Micheli, na época casado com Bárbara Bruno.

 

Apresentada de 26 de abril de 1976 a janeiro de 1977, a novelinha foi exibida no horário das 18 horas, com direção de Edison Braga e supervisão de Luiz Gallon, e teve exatos 200 capítulos levados ao ar, consagrando além da família Goulart também uma jovem menina chamada Narjara Turetta, que três anos depois brilharia na TV Globo na série “Malu Mulher”.

 

Narjara viveu com muita graça e dedicação a pequena Titina, filha do viúvo Mário, personagem muito bem trabalhado por Paulo Goulart, que conversava diariamente com a mãe falecida, Laura, personagem que foi defendido por Arlete Montenegro, além de provocar várias confusões no colégio de freiras onde estudava e de atrapalhar o pai nos seus romances. Foi sem dúvida uma grande estréia da jovem atriz nas nossas novelas.

 

A novela foi exibida em praticamente toda a América Latina nos anos 70 e 80, após ser recordista de audiência na televisão argentina em 1974. No Brasil a audiência também foi muito positiva o que fez a TV Tupi pedir ao adaptador que aumentasse alguns capítulos para aproveitar a aderência do público, infantil e feminino principalmente, que rendia bons pontos para a emissora naqueles finais de tarde.

 

Nas aventuras de Titina e de seu pai outros personagens ganharam importância na novela: o tio que era o padre Bernardo do convento em um trabalho perfeito de Renato Consorte; a prima do pai, Silvia, que ajuda a criar Titina, vivida por Nicette Bruno; a irmã Rosário, por quem a menina se apaixona e que chega a se envolver com o viúvo Mário, em um bom trabalho da também iniciante Selma Egrei; a noviça Carolina que ajuda a menina em suas estripulias, vivida por Beth Goulart; a madre superiora do convento, papel de Eleonor Bruno e o velho criado da casa, Pedro, eterno companheiro da menina em suas conversas, um bom trabalho do veterano Silvio Rocha. E tem também a jovem Paula, por quem o pai de Titina se apaixona e que vai ter constantes desavenças com a menina, interpretada por Joana Fomm.

 

Um bom elenco que ainda tinha Adriano Reys, Serafim Gonzalez, Bárbara Bruno, Yolanda Cardoso, Glauce Graieb, Jonas Bloch, Walderez de Barros, Kiko de Micheli, Rogério Márcico, Elizabeth Hartmann, Lizete Negreiros, Henrique César, Wilma de Aguiar, Wálter Prado, Paulo Goulart Filho, Mara Miranda, Luiz Antonio Piva, Assunta Mantelli e Célia Paixão. Enfim, um sucesso no horário das 18 horas da emissora com um investimento baixo em termos de produção.

Foto 1 - A novela "Papai Coração" revelou o talento da então menina Narjara Turetta

Foto 2 - A história conquistou as crianças e os adultos no horário das 18 horas da TV Tupi

Foto 3 - Toda a família Goulart tinha destaque na adaptação de José Castellar

Foto 4 - Narjara Turetta, Selma Egrei e Paulo Goulart em cena da novela infantil

Foto 5 - Paulo Goulart, Nicette Bruno e Serafim Gonzalez em cena de "Papai Coração"

Foto 6 - Dois bons trabalhos dos veteranos Nicette Bruno e Silvio Rocha

Foto 7 - A bela Glauce Graieb, ao lado de Paulo Goulart, tinha papel de destaque

Foto 8 - Silvio Rocha, Paulo Goulart e Renato Consorte em outra cena do sucesso da Tupi

 

Comentários
Assista ao vídeo