Cultura - Música

Country Music made in Brazil...? Existe!!

7 de Abril de 2016

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música! Aproveitando o ensejo da triste notícia da morte de Merle Haggard, que foi um dos mais tradicionais ícones da Country Music da costa oeste americana, trago também boas notícias para quem gosta deste segmento aqui no Brasil, o lançamento oficial do documentário: Country Music Made in Brazil !

Muita gente que curte hoje em dia o sertanejo moderno, nem imagina o tamanho da importância e do sucesso desse estilo musical por aqui, principalmente por ser referência direta para as duplas de sucesso há 10, 15 ou 20 anos atrás.

A música sertaneja era sim considerada uma descendente direta da Country Music Americana, bem como os festivais rurais e as festas de peão, que ainda são consideradas gigantes no calendário de shows e eventos brasileiros. Monstros sagrados da música sertaneja abraçaram o estilo americano e o sucesso foi imenso durante muitos anos.

Os Hits de rádio ainda muito tocados até hoje como:”Woman in Me”e “Man! I Feel Like Woman” de Shania Twain, “Standin Outside the Fire” de Garth Brooks com seu sucesso estrondoso e sem precedents na música mundial e até os mais tradicionais, “I Cross My Heart” de George Strait em razão  do sucesso do filme “Pure Country” e os vários sucessos de Alan Jackson ( Little Bitty, Chattahoochee, I´ll Try...), foram responsáveis pela afirmação do sucesso deste estilo com o público Tupiniquim.

Se eu for ficar falando de todos os sucessos que foram sucesso por aqui, tanto cantados em Inglês como as versões e criações em português, precisaria de umas 200 páginas e eu ainda não lembraria de tudo. Por toda essa tradição e história é que destaco a importância deste documentário no cenário musical brasileiro.

Além de contar um pouco desta vasta história, o documentário apresenta relatos de pessoas e artistas que ainda trabalham e muito com o estilo Country nas noites de São Paulo, tanto na capital quanto em várias outras cidades.

O vídeo trás também alguns nomes que acompanham a Country Music desde seu período embrionário e que foram determinantes para o sucesso do estilo no Brasil. Personagens como Dave Mclean e Eduardo Araújo são alguns dos exemplos do documentário que levou mais de 1 ano para reunir uma parte de toda essa galera que faz da música dos cowboys a sua própria arte.

Enfim, este documento feito em vídeo será um deleite para quem curtiu a música, a balada e as danças Country nos últimos 20 anos ou mais e será principalmente um convite a novos adeptos e futuros amantes!!!

www.facebook.com/countrymusicmadeinbrazil

      

Comentários
Assista ao vídeo