Sexta-Feira | 1 de Abril de 2016 | 15h52

Crise até na música?

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música. Pode parecer redundante a tentativa de explicar o empobrecimento musical dos últimos anos e, pode parecer uma hipérbole negativa tocar nesse assunto bem como sobre o linguajar usado em grande parte das músicas que chegam ao público.

Não me importa o ritmo do mercado fonográfico, nem os gostos pessoais envolvidos, nem mesmo tendências quando o que eu abordo é a Música em si. Sou crítico ferrenho da baixa qualidade e, quem me acompanha nas redes sociais e aqui nas minhas colunas semanais, sabe que estou falando a verdade.

Ouvir desculpas das pessoas que trabalham com música hoje em dia é frequente, parece que mesmo os compositores, artistas e produtores que têm a capacidade de fazer algo rico e original, se vêm economicamente “obrigados” a nivelar por baixo para figurar entre os grandes e pagarem suas contas, mas muitos no fundo se envergonham por saber que poderiam fazer mais e diferente.

Parece que estamos passando por uma espécie de “Bolsa Família Artística”, e temos que nos contentar com a miséria que é oferecida e ainda agradecer aos céus. A riqueza musical é sim reflexo direto da situação social e educacional de um povo, bem como a sua pobreza.

Enquanto as desculpas forem maiores do que a vontade de fazer algo novo e bom, o que vamos continuar ouvindo é essa enxurrada de lançamentos com assuntos ridículos de bebedeiras, festanças, ostentações inúteis, cantores se imitando e uma infinidade de músicas que parecem todas as mesmas.

E, quando tudo parecia ser um problema brasileiro (claro que por aqui as coisas estão ainda piores), me apoiei neste vídeo para escrever essas linhas desta semana. https://www.youtube.com/watch?v=731C1DIFTmY

Claro que, na minha opinião,  neste vídeo existem alguns exageros, mas basicamente o que se diz aí é uma verdade muito dolorida pra quem ama e trabalha com música.

Quando escrevo, não tenho a menor intenção de que as pessoas pensem como eu, mas existem alguns alertas que estão aí para todo mundo ver, mas nem todos querem enxergar.

Que a música vença no final !!!!

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.