Cultura - Educação

OS SETE CURSOS MAIS CURIOSOS OFERECIDOS NO EXTERIOR

24 de Março de 2016

 

Cursos de mangá, fotografia especializada em surf e design de tattoo são algumas das opções oferecidas a estudantes brasileiros pela School of Visual Arts

As universidades americanas oferecem ao estudante uma diversificada grade curricular - muito diferente da realidade brasileira. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe um forte investimento na economia criativa, que nada mais é do que incorporar a criatividade aos negócios a fim de impulsionar melhores ofertas de produtos e serviços no mercado.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), Estados Unidos, China e Reino Unido correspondem por 40% da economia criativa mundial.  Por serem pioneiras nessa área, as instituições americanas estão na frente quando se trata de aprimorar as habilidades que estimulam a imaginação dos alunos.

"Diferente do Brasil, em que a maioria das universidades oferece um currículo fechado, nos Estados Unidos os alunos conseguem focar em aulas específicas e experienciais, pois as universidades proporcionam diversas opções de cursos ao longo de quatro anos e, em alguns casos, existem mais de 200 opções para os alunos escolherem", revela Daniela Novaes, Head da School of Visual Arts, universidade localizada na efervescência artística e cultural de Nova York. Segundo Daniela, a SVA busca criar uma diversidade de opções curriculares para formar um profissional preparado e plenamente realizado na área em que gosta de atuar.

Abaixo, confira a lista de cursos da SVA que podem mudar os rumos da sua carreira profissional:

1. Mangá (Animé Wonderland) - Criar histórias em quadrinhos no estilo japonês e saber dos principais diferenciais da arte oriental, bem como a sua representatividade gráfica própria pode ser útil para quem deseja se aperfeiçoar nesta área. O curso faz parte da especialização de Cartooning da SVA e explora as principais tradições deste segmento.

2. Fotografia Especializada em Surf (Surf Photography) - Este curso acontece especialmente em Bali, local reconhecido pela prática do surf. Liderado pelo renomado fotógrafo de surf Art Brewer, é uma ótima oportunidade para os fotógrafos examinarem e refinarem a sua visão pessoal por meio da fotografia e do estilo de vida em um cenário de tirar o fôlego.  Além disso, poderão fazer visitas a pontos turísticos e experimentar performances de danças e de teatros tradicionais. Os participantes usam o seu ponto de vista para desenvolver uma série de fotos com técnicas específicas ensinadas durante o curso.

3. Bioarte (BioArt) - Já pensou em unir arte e biologia? A SVA oferece três tipos de cursos relacionados ao tema dentro da especialização de Artes Plásticas (Fine Arts em inglês). O estudante poderá participar de excursões em laboratórios de biotecnologia, examinar organismos alterados e pinturas bacterianas, além de participar de aulas de fotografia microscópica de alimentos. Todos os meios de comunicação tradicionais serão usados, incluindo pintura, escultura, gravura e desenhos para transmitir novas maneiras de representar formas de vida.  A SVA oferece laboratórios completos em Nova York que contem todo o material necessário para a fusão entre arte e biologia.

4. Design de Tattoo e outros Símbolos (Design Tattoos and Other Emblems)- Tatuar o corpo é um processo complexo, que abrange diferentes regras para o contorno e pintura do desenho. O curso da SVA explora as tradições históricas da tatuagem e os princípios de design necessários para a criação, sendo estes conceitos também aplicados em outras formas na indústria. Visitas a artistas renomados, estúdios de tatuagem e pequenas viagens de campo estão inclusas. O curso está atrelado à especialização em Cartooning e ilustração da SVA. Possui duração de um semestre.

5. De Star Wars a Shrek - Enquanto histórias em quadrinhos são frequentemente utilizadas como base para a criação de um filme, há também o inverso. Este específico nicho de mercado lida com a criação de histórias em quadrinhos a partir de personagens existentes no cinema, na TV, videogame etc.O curso explora detalhadamente o desenvolvimento do conto e a sua transição de um formato para o outro, usando exemplos de personagens. O objetivo é escrever histórias de tamanhos diferentes, trazendo para o aluno o desafio de fazer a adaptação de uma narrativa do cinema para o quadrinho.

6. Design para a Inovação Social (Design for Social Innovation - DSI) - Direito das mulheres, pobreza, desigualdade, preconceito e sexismo sendo tratados por meio da arte. O Design para a Inovação Social (DSI) é o primeiro programa dedicado ao design empresarial com essa temática, tornando-se um curso requisitado por pessoas engajadas em causas sociais. A pós-graduação tem duração de dois anos e, de maneira criativa, ensina os alunos a trabalharem temas da atualidade por meio de cartazes, anúncios, livros e logotipos. É possível encontrar trabalhos feitos por alunos desse curso na coleção de cartazes da Biblioteca do Congresso dos EUA, no site de Direitos Constitucionais, estações de metrôs e em todo o sistema de escolas públicas de Nova York, bem como exposições e conferências.

7. Cinema 4D e Efeitos Especiais (Motion Graphics) - Este é o curso perfeito para quem apresenta interesse tanto para a área de design gráfico quanto para a área de animação. Os alunos aprendem a criar elementos em 3D para desenhos animados e, com a ajuda do Adobe After Effects, utilizam o 4D para aumentar as animações. O curso também inclui a aprendizagem de mapeamento de texturas, construções de cenas, iluminação e modelagem básica 3D, além de trabalhos em projetos do mundo real.

 

 

Sobre a SVA

A SVA fica no centro da efervescência artística e cultural de Nova York. A universidade, criada em 1947, cresceu e se tornou uma instituição multidisciplinar dina^mica. Ela mantém a tradição de ter um corpo docente composto exclusivamente por profissionais de destaque, que trabalham ativamente nas artes e em áreas relacionadas com a arte. Assim, a SVA fornece um ambiente que estimula a criatividade, inventividade, experimentação e networking, permitindo aos alunos desenvolver um forte senso de identidade e um sentido claro de propósito. Atualmente, a SVA conta com um grupo de professores composto por 1.100 artistas, escritores, designers, cineastas e foto´grafos, que ve^m a's aulas diretamente de seus estu´dios e locais de trabalho, trazendo uma variedade de experie^ncias para a universidade. Ao todo, a universidade tem mais de seis mil estudantes em seus cursos de graduação, pós-graduação e educação continuada no campus instalado em Manhattan e soma mais de 35 mil alunos formados em 100 diferentes países, representando assim uma das mais influentes comunidades artísticas do mundo. Para mais informações sobre a SVA acesse o www.sva.edu.

 

Comentários
Assista ao vídeo