Colunistas - Rodolfo Bonventti

Cassiano Gabus Mendes e Luiz Gustavo estréiam na Globo no sucesso Anjo Mau

23 de Março de 2016

Depois de ser um dos grandes responsáveis pela criação e pelo sucesso da TV Tupi, Cassiano Gabus Mendes, o faz tudo da emissora paulista, é contratado pela TV Globo, em 1976, para se transformar em dos seus principais novelistas das décadas de 70 e 80.

 

E a estréia de Cassiano é justamente com “Anjo Mau”, um grande sucesso no horário das 19 horas, e que estreou em 2 de fevereiro de 1976, marcando também a estréia de Luiz Gustavo na TV Globo, defendendo um dos principais papéis masculinos, o do playboy Ricardo Medeiros, irmão do galã da história, Rodrigo, personagem defendido por José Wilker.

 

Com direção de Fábio Sabag e Régis Cardoso, “Anjo Mau” teve 175 capítulos e contava a história da bonita e pobre Nice, um grande trabalho de Susana Vieira, que muito ambiciosa, não media esforços para subir na vida e se tornar uma mulher rica e admirada por todos. Ela ainda foi produzida em branco e preto, já que a primeira novela colorida no horário das 19 horas só estrearia um ano depois.

A novela também reuniu um grande elenco e possibilitou a alguns atores a oportunidade de ganharem papéis inesquecíveis em suas carreiras. Foi o caso de Susana Vieira que depois de brilhar como a Cândida de “Escalada” foi premiada com a babá Nice em “Anjo Mau”. Foi também um grande momento de José Wilker como galã vivendo o milionário Rodrigo; de Pepita Rodrigues como a engraçada socialite Stela; de Osmar Prado como o subjugado Getulio e de Vanda Lacerda como a sofrida dona Alzira, mãe de Nice.

A história de Cassiano Gabus Mendes também formou um novo casal na vida real: José Wilker e Renée de Vielmond, ela que interpretava Léa, a namorada de infância de Rodrigo, e que se casaram no decorrer da novela. Os dois atores também protagonizaram um certo desconforto com o autor e a emissora, ao reclamarem do rumo que seus personagens tomaram na novela. Uma “crise” que a emissora teve que contornar no último mês de gravações, já que os atores ameaçaram deixar a novela antes do seu final.

Anjo Mau” conquistou altos índices de audiência para o horário em todas as capitais onde a novela foi exibida, e deixou sua marca ao surpreender os telespectadores com seu final inesperado, nada normal para uma história do horário das sete da noite.

De qualquer forma possibilitou a Cassiano Gabus Mendes o reconhecimento nacional como autor de novelas para esse horário da Globo, fazendo com que ele voltasse um ano depois com mais um grande sucesso no horário: “Locomotivas”.

Anjo Mau” foi uma das primeiras novelas globais a ser vendida para vários países, tanto da Europa como do Continente Americano, e além dos atores já citados, a novela tinha ainda no elenco: José Lewgoy, Vera Gimenez, Sérgio Brito, Mário Gomes, Ilka Soares, Jayme Barcelos, Zanoni Ferrite, Rosita Thomaz Lopes, Neila Tavares, Reynaldo Gonzaga, Gilda Sarmento, Clarisse Abujamra, Henriqueta Brieba, Hemílcio Fróes, Kátia D’Angelo, Francisco Moreno, Hortencia Tayler, Lídia Vani e Fernando Vilar. 

Foto 1 - A abertura da novela que estreou em fevereiro de 1976

Foto 2 - Susana Vieira teve um grande momento como a babá Nice

Foto 3 - José Wilker era o milionário Rodrigo, mas não gostou do rumo do personagem

Foto 4 - O casal formado por Osmar Prado e Pepita Rodrigues fez muito sucesso

Foto 5 - Susana Vieira, José Wilker e Renée de Vielmond conquistaram as telespectadoras

Foto 6 - Vera Gimenez e Luiz Gustavo tinham papéis de destaque na novela

Foto 7 - Rosita Thomaz Lopes e Jayme Barcelos também tinha destaque no elenco

Foto 8 - Susana Vieira, José Wilker e Luiz Gustavo em cena da novela de Cassiano
Comentários
Assista ao vídeo