Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma Vez

16 de Março de 2016

Silvio Santos cria gincana musical entre cantores que vira uma febre nacional  

 

Foi em 1976, na renovação do seu “Programa Silvio Santos”, que havia deixado a programação dominical da TV Globo para se transferir para a TV Record de São Paulo, com a geração do programa para todo o Brasil pela TV Tupi, que Silvio Santos criou um dos quadros mais famosos e líder de audiência do seu programa que foi o “Qual é a música?”, um sucesso que ficou no ar até o final dos anos 80 e voltou com tudo a partir de 1999.

 

A atração promovia no palco uma gincana musical, inicialmente com a presença de três artistas do sexo feminino e três do sexo masculino. Ao longo do programa, ambos os trios tinham de mostrar seu conhecimento musical em uma série de provas. Quando eles não sabiam a música quem participava era o auditório que cantava e ainda saia com um prêmio em dinheiro do programa.

 

O quadro do programa contava ainda com uma orquestra ao vivo, um coral e dubladores que chegaram a fazer tanto sucesso quanto os cantores que se apresentavam naquele palco.

 

Alguns intérpretes ficaram conhecidos como imbatíveis e acertavam todas, ficando semanas como os campeões da gincana. O grande recordista de vitórias foi o cantor Ronnie Von, seguido pelo cantor e compositor Silvio Brito.

 

A gincana logo agradou ao público e fez com que “Qual é a música?” se transformasse, ao lado do “Show de Calouros”, nas maiores audiências do extenso “Programa Silvio Santos”, que já era, naquela época, um líder de audiência no horário em quase todo o Brasil.

 

O quadro ficou no ar por doze anos e depois foi retirado do programa por quase 10 anos, retornando em agosto de 1999, para mais uma temporada de muito sucesso e aí renovado em termos de visual e da forma dos cantores competirem.

 

Mais um grande acerto do sempre dono dos domingos, Silvio Santos, que viu nos Estados Unidos um quadro parecido e logo resolveu adaptá-lo em uma versão tupiniquim que foi um dos seus maiores achados e um grande sucesso nos anos 70 na nossa telinha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 1 -  O quadro estreou no "Programa Silvio Santos" em 1976.


Foto 2 -  O cantor Silvio Brito foi um dos campeões do quadro

Foto 3 -  Silvio Santos criou a gincana musical que ficou muitos anos no ar

Foto 4 -  Cantores, cantoras e duplas participavam da gincana musical

Foto 5 -  O dublador Pablo e a cantora Gretchen no "Qual é a Música?"

Foto 6 -  A gincana retornou em 1999 para ficar muitos anos ainda em exibição
 

Comentários
Assista ao vídeo