Cultura - Educação

Última semana de inscrições para curso voltado a artistas de todas as linguagens

9 de Março de 2016

 Com início previsto para dia 19 de março, Poéticas das Identidades, da Escola Fórum das Artes, tem disciplinas relacionadas à produção e crítica em artes

Prosseguem até dia 13 de março, domingo, as inscrições para o curso Poéticas das Identidades, primeira atividade da Escola Fórum das Artes. A proposta da atividade é impulsionar processos criativos, discutir trabalhos artísticos em progresso dos demais participantes e estudar a relação do termo “identidade” com diversas áreas do conhecimento. O início será dia 19 de março, sábado, na Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2500, ao lado da Estação de metrô Sumaré).

 

O curso foi idealizado pelo ator, educador, mestre em literatura, professor, diretor e dramaturgo Mario Tommaso, que agora incursiona na área de coordenação de projetos artísticos. O coordenador adianta que, além dos módulos fixos, atores, bailarinos, escritores, produtores, arte-educadores e demais profissionais de outras áreas vão participar ministrando oficinas, workshops, bate-papos e intervenções com os alunos. 

 

Além do curso, que inaugura a escola itinerante, outras três atividades estão previstas para o ano.  São elas o1° Seminário sobre Ensino Experimental de Artes na Cidade de São Paulo, um encontro público com o intuito de mapear e debater ações de ensino de arte experimental com foco na cidade de São Paulo, um curso livre de Iniciação ao Teatro e o curso de aprimoramento Teorias e Práticas em Crítica Cultural, que pretende auxiliar os alunos no exercício intelectual da crítica nas linguagens artísticas.

 

Mario Tommaso explica que as quatro atividades não são continuadas, mas têm ligações entre si. “São atividades pensadas para serem fundadoras das linhas de trabalho da escola. Todas fazem parte da busca pela construção da identidade da Escola Fórum”, diz Mario. A ideia central da escola é fomentar atividades artísticas e intelectuais desvencilhadas de padrões típicos deste segmento.

 

Sobre o curso Poéticas das Identidades

 

O curso tem abordagem em antropologia, corpo-imagem, voz e orientação de projetos artísticos, todos tendo como eixo o tema da identidade nos dias de hoje. Qualquer artista pode se inscrever na seleção, independente de sua formação. No curso, o aluno terá a oportunidade de pesquisar e criar um trabalho autoral com orientação de profissionais de diferentes áreas, além de compartilhar seu processo criativo em troca com outros artistas e, ao final, com o público. A atividade tem duração de quatro meses e ocorre sempre aos sábados, das 9h30 às 16h30, com intervalo para almoço. O investimento total de Poéticas das Identidades, muito inferior ao constatado no mercado, está descrito ao final do texto.

 

Escola Fórum das Artes não tem uma sede fixa. As atividades ocorrerão em diferentes centros culturais, instituições ou espaços públicos que abraçarem a proposta como parceiros e apoiadores. A ideia é gerar novas articulações sociais e fomentar a ocupação de espaços com discussões em arte e cultura.

 

O detalhamento das atividades da Escola Fórum das Artes e o formulário de inscrição do curso Poéticas das Identidades encontram-se disponíveis no site http://escolaforumdasartes.org/.

 

Histórico da Escola Fórum das Artes

 

Fundada em novembro de 2015, a Escola Fórum das Artes foi criada por um grupo de artistas, educadores e realizadores interessados na aplicação de novas ideias e práticas de ensino, criação, pesquisa, difusão e formação de público nas áreas de Artes (Teatro, Literatura, Artes Visuais, Dança, Fotografia, Cinema e Vídeo, Música, Performance, etc.), de Arte-educação, de Crítica Cultural e de Gestão Cultural.

 

Como o próprio nome da organização já anuncia, são três os eixos norteadores do projeto. Como escola, pretende desenvolver a pesquisa e a formação nas áreas em que atua. A ideia de ser um fórum marca o exercício do caráter coletivo das atividades e o debate sobre questões importantes para a sociedade. A investigação em artes amplia as possibilidades de ação por meio das diversas linguagens, vinculando ética e estética.

 

Serviço

 

Poéticas das Identidades

 

Datas: 19/03 a 23/07/2016 (4 meses). Horários: Sábados, das 9h às 16h30 (com intervalo para almoço).Carga horária: 132 h (aulas + horas de atividade). Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré – São Paulo, SP).

 

Valores: 3 x 382,00 / 2 x 487,00 (com desconto de 15%, até 19/03) / 1 x 859,50 (com desconto de 25%, até 19/03). Bolsas: 20% das vagas terão bolsas de 50 a 100%. Vagas: 40. Calendário: Inscrições: 01 a 13/3. Resultado da seleção: 16/03. Matrículas: 17 a 19/03. Início do curso: 19/03.

Comentários
Assista ao vídeo