Colunistas - Rodolfo Bonventti

Ivani Ribeiro aborda o espiritismo e faz de A Viagem um grande sucesso da Tupi

23 de Fevereiro de 2016

Uma das primeiras telenovelas a abordar o espiritismo como um dos seus temas centrais, “A Viagem” estreou em 1º de outubro de 1975 na TV Tupi e foi uma grande aposta da direção da emissora e da autora Ivani Ribeiro, que conquistou assim mais um grande triunfo na sua vitoriosa carreira de novelista.

A novela rapidamente se transformou em um grande sucesso no horário das 20 horas, principalmente também porque a TV Globo na época reprisava “Selva de Pedra”, em função da proibição da Censura para a exibição de “Roque Santeiro”. Como muita gente já havia visto a novela de Janete Clair três anos antes, principalmente na praça São Paulo, a TV Tupi registrou altos índices de audiência com a perfeita história criada por Ivani Ribeiro.

A supervisão da novela ficou com Carlos Zara e a direção com os competentes Edson Braga e Atílio Riccó, que brindaram os telespectadores com uma das mais bem realizadas produções da Tupi em termos de teledramaturgia.

Ivani se baseou em dois best sellers do gênero espírita, os livros “Nosso Lar” e “E a Vida Continua..., ambos psicografados pelo médium Chico Xavier e teve a assessoria do professor e filósofo Herculano Pires para criar os personagens e as situações que envolviam o plano espiritual.

No enredo, a história de Diná, uma mulher bonita e bem sucedida mas extremamente ciumenta e casada com um advogado, Téo,  quase doze anos mais novo que ela. Diná tem um irmão, Alexandre, que praticou um homicídio e é condenado, mas ele não aceita o seu destino e se suicida na prisão, aparecendo a partir daí como um espírito que quer se vingar de todos da família que ele acha que o prejudicaram. É também a história do renomado advogado César Jordão, viúvo e pai de dois filhos, grande amigo do homem assassinado por Alexandre e que não mede esforços para condená-lo, se colocando assim como inimigo de Diná no primeiro momento, mas por quem ela vai se apaixonar no decorrer da história, até que ele morre inesperadamente e parte para uma grande viagem.

A novela “A Viagem” inovou em termos de teledramaturgia ao fazer com que os personagens principais morressem, o que até então era um grande tabu nas nossas novelas, se reencontrassem e continuassem sua bela história de amor em uma outra esfera, que na novela foi definida como a colônia espiritual Nosso Lar. 

Um belíssimo trabalho da autora respaldado por uma direção perfeita e com um grande elenco onde os destaques foram muitos e vários deles com personagens que marcaram as suas carreiras definitivamente. Uma grande atuação de Eva Wilma como Diná, que fez com que a atriz ganhasse todos os prêmios do ano como melhor atriz de televisão, recompensado-a por dois anos antes ter perdido essas láureas por seu não menos brilhante desempenho em “Mulheres de Areia”.

A Viagem” também consagrou Altair Lima como o dr. César Jordão; Ewerton de Castro como o atormentado Alexandre; Tony Ramos no papel do advogado Téo; Rolando Boldrin como o médico espírita dr. Alberto e Irene Ravache vivendo a irmã de Diná, a sofredora Estela. Destaque ainda para a divertida criação de Lúcia Lambertini vivendo Dona Cidinha, uma dona de pensão que dava um ar mais light para os dramas da história e que foi a última participação da atriz nas telinhas e nas nossas novelas, já que Lúcia Lambertini morreu alguns meses após o término das gravações.

No grande elenco ainda muitos destaques como Elaine Cristina, Adriano Reys, Joana Fomm, Serafim Gonzalez, Carlos Alberto Riccelli,  Carmen Silva, Carminha Brandão, Ricardo Blat, Suzy Camacho, Leonor Lambertini, Dante Ruy, Abrahão Farc, Francisco Di Franco, Terezinha Sodré, Yolanda Cardoso, Haroldo Botta, Arnaldo Weiss, Oswaldo Campozana, Carmen Marinho, Wilma de Aguiar, Cuberos Netto, José Parisi Junior, Terry Winter, Anita Cousseiro, Gervásio Marques, Oswaldo Mesquita, Maria Viana, Judy Teixeira, João Acaiabe, Elza Maria, Ricardo Dias e Carlos Eduardo.

Outra novidade da novela foi a escalação de um elenco só para atuar nas cenas do plano espiritual, o Nosso Lar, onde estavam Cláudio Correa e Castro, Márcia Maria (que adoeceu e teve que ser substituída no decorrer da história por Kate Hansen), Silvio Rocha, Arlete Montenegro, Annamaria Dias, Régis Monteiro, Rogaciano de Freitas e Rildo Gonçalves.

Foto 1 - A novela teve uma trilha sonora marcante tanto nacional como internacional

Foto 2 - A produção da TV Tupi reuniu um grande elenco comandado por Eva Wilma

Foto 3 - A história começava com os personagens de Tony Ramos e Eva Wilma casados

Foto 4 - Altair Lima, Eva Wilma e Cláudio Correa e Castro no plano espiritual da novela

Foto 5 - Ewerton de Castro em grande trabalho como o atormentado Alexandre

Foto 6 -  Lucia Lambertini como dona Cidinha, seu último papel nas novelas

Foto 7 -  Irene Ravache e Rolando Boldrin, duas belas interpretações em "A Viagem"

?Foto 8 -  Tony Ramos e Elaine Cristina mais uma vez vivendo um casal em novela da Tupi

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo